Zema vai ao encontro de Lula
Governador de Minas Gerais confirmou presença na visita de Lula ao estado nesta quinta-feira, 8
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou presença na agenda do presidente Lula (PT) em Belo Horizonte nesta quinta-feira, 8. A informação foi confirmada pela assessoria do Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro.
Além da aparição pública ao lado de Lula, Zema solicitou ao Palácio do Planalto um encontro de “30 minutos” para conversar reservadamente com o petista sobre demandas de Minas Gerais. O encontro fechado, porém, não está confirmado.
Entre as pautas pleiteadas por Zema junto ao governo Lula está a busca de uma solução para a dívida de mais de 160 bilhões de reais do estado com a União.
Em 2023, Zema sinalizou apoio ao acordo proposto pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para quitação da dívida do estado com a União. Pelo plano apresentado, Pacheco propôs uma federalização das empresas estatais mineiras, como forma de compensar o governo federal.
Essa será a primeira visita do presidente ao estado desde o resultado das eleições presidenciais de 2022. Na capital, Lula deverá anunciar o novo calendário do leilão de concessão da BR-381, obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
O anúncio do novo cronograma do leilão da BR-381, no trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte, é aguardado pelos empresários. O certame deveria ter ocorrido no dia 24 de novembro, mas foi adiado por falta de propostas. A obra é complexa e vultosa, com investimentos estimados de R$ 10 bilhões para um trecho de 304 km da rodovia.
Governadores aliados de Bolsonaro
A agenda ao lado de Zema será o terceiro encontro de Lula junto aos governadores aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, acompanharam o petista em compromissos nos seus estados nos últimos dias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)