Ivan Sant’Anna na Crusoé: Um giro pelo noticiário
Nesta penúltima “Os mercadores da noite” de 2023, farei um giro pelo noticiário mundial, começando pelo Brasil...
Nesta penúltima “Os mercadores da noite” de 2023, farei um giro pelo noticiário mundial, começando pelo Brasil.
Aqui, o mais importante é o rally de fim de ano da B3, que costuma acontecer em dois a cada três exercícios e que, desta vez, teve diversos motivos para se materializar;
– A agência de ratings Standard & Poor’s elevou a nota do Brasil de BB- para BB, o que nos leva a dois níveis do “grau de investimento”, tal como ocorreu em 2008, durante o segundo mandato Lula, grau esse que perdemos durante o desgoverno Dilma, aquela ex-comunista que agora alardeia voar de primeira classe por ser presidente de banco;
– O Congresso Nacional aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias com déficit fiscal zero em 2004.
Na Argentina, o presidente Javier Milei entrou de sola logo nos primeiros dias de seu mandato, cumprindo, com extremo rigor, suas promessas anarcoliberais (seja lá o que isso significa) de campanha.
Entre os desafios que enfrentará, os principais são:
– Minoria no Congresso;
– Tremendo sacrifício imposto ao já sofrido povo hermano.
Num surto de burrice, Milei está hostilizando a China, grande compradora dos grãos nas terras extremamente férteis dos pampas.
Difícil acreditar que ele possa ter sucesso em sua empreitada, tal como aconteceu com seus antecessores peronistas, kirchneristas, radicais e militares. Sempre erraram.
Quem quebrou a cara foi Nicolás Maduro que, de repente, cismou de anexar dois terços do território da vizinha Guiana, isso depois que foi descoberta uma jazida colossal de petróleo nas águas nacionais da região de Essequibo.
Tentando uma saída o menos desonrosa possível para sua desastrada ideia, Maduro se reuniu, na ilha caribenha de São Vicente e Granadina, com o presidente guianense Irfaan Ali, numa mesa despojada que nem copo d’água havia para as delegações.
Talvez Nicolás Maduro, em sua notória ignorância, tenha julgado que poderia receber o apoio de Lula que…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie a o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)