Após limitar rotativo, Campos Neto tem reunião com a Febraban
Após limitar a cobrança do rotativo do cartão de crédito, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa reuniões os presidentes de grandes bancos...
Após limitar a cobrança do rotativo do cartão de crédito, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa reuniões os presidentes de grandes bancos e e com o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney.
Na pauta, assuntos do Sistema Financeiro Nacional. As reuniões ocorrem por videoconferência.
A conversa ocorre após a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de fixar um teto de 100% para as taxas de juros do rotativo do cartão de crédito.
O CMN regulamentou a lei que prevê a adoção de um teto de 100% para os juros do rotativo do cartão de crédito a partir de 2024.
Com isso, partir de 3 de janeiro, os juros cobrados pelos bancos em caso de atraso no pagamento da fatura poderão no máximo dobrar a dívida.
Para ficar claro, se a dívida original for de R$ 100, a dívida, com a cobrança total de juros, ela não poderá ultrapassar o valor de R$ 200.
Em outubro, de acordo com informações do Banco Central, os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo somaram de 441,1% ao ano.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a limitação é positiva para a população e acaba com uma situação “completamente inapropriada”.
“O importante para a população, que durante muito tempo sofreu com os juros estratosféricos, vai se fazer sentir ano que vem com a nova disciplina. Isso não impede que o cartão de crédito seja aperfeiçoado”, comentou.
Haddad emendou.
“Quando a pessoa se submete a 450% de juros ao ano é porque realmente não está em condições de pagar”, disse Haddad.
Desde o início do ano, o Banco Central, o governo e o Congresso têm atuado para reduzir os juros do rotativo do cartão de crédito.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem afirmado que os bancos continuarão buscando alternativas para baixar o juros do rotativo do cartão de crédito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)