04.01.2024
O silêncio da esquerda no caso Choquei e Mynd8
Deputados de oposição ao governo Lula planejam coletar assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com objetivo de investigar a atuação da agência Mynd8 e suas ligações com o perfil da Choquei no antigo Twitter, o X...
Deputados de oposição ao governo Lula planejam coletar assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com objetivo de investigar a atuação da agência Mynd8 e suas ligações com o perfil da Choquei no antigo Twitter, o X.
A iniciativa deve ocorrer após o recesso parlamentar. Existe a suspeita de que a agência tenha atuado para turbinar a campanha eleitoral de Lula em 2022.
Além disso, o deputado Daniel Freitas, do PL, apresentou denúncias ao STF, ao TSE e à PGR para investigar a agência e seus sócios por supostas ligações com a Choquei. O parlamentar pediu a quebra dos sigilos bancário e telemático dos responsáveis pela Mynd8, após surgirem alegações de que personalidades da internet do casting da agência teriam ajudado a popularizar a página nas redes sociais.
Em nota, a agência negou ter qualquer vínculo editorial com o perfil da Choquei. No final de 2023, a página perdeu mais de um milhão de seguidores no Instagram depois do suicídio de Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, alvo de uma notícia falsa publicada no perfil sobre um romance com o humorista Whindersson Nunes.
Felipe Moura Brasil e Wilson Lima comentam: