CNBB se mobiliza para discussão do aborto no STF
A CNBB divulgou um documento chamado "Aborto e democracia", sobre a audiência pública marcada para discutir a ADPF 442, que tramita no Supremo...
A CNBB divulgou um documento chamado “Aborto e democracia”, sobre a audiência pública marcada para discutir a ADPF 442, que tramita no Supremo.
A ação solicita ao STF que suprima os artigos 124 a 126 do Código Penal –que tipificam o crime de aborto–, alegando sua inconstitucionalidade.
O documento da CNBB, assinado pelo presidente da Pastoral para a Vida e a Família, dom João Bosco Sousa, argumenta que a proposta “burla as regras da democracia” e deveria ter sido discutida no Legislativo.
“A rigor, o STF não poderia dar andamento à ADPF, pois não existe nenhuma controvérsia em seu entendimento. (…) [Ela] transcende o problema concreto do aborto e ameaça os alicerces da democracia brasileira, que reserva a cada um dos poderes da República uma competência muito bem delineada.”
O documento também afirma que a maioria dos grupos participantes da audiência pública no STF –marcada para 3 e 6 de agosto– é a favor da legalização do aborto e pede que os fiéis católicos se mobilizem contra a proposta.
Clique AQUI para ler a íntegra do documento da CNBB.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)