As 6 coisas que os dentistas detectam imediatamente quando olham para sua boca
O que os dentistas veem na sua boca pode te surpreender
Um sorriso pode dizer muito, especialmente para os dentistas. Nossa boca guarda segredos sobre nossa saúde e hábitos diários que, sob o olhar de um especialista, se revelam facilmente.
- Capacidade de detectar a mão dominante através da escovação.
- Identificação de problemas como refluxo ou transtornos alimentares.
- Sinais de gravidez ou ciclo menstrual visíveis nas gengivas.
Como os dentistas sabem se você é destro ou canhoto?
Os dentistas podem determinar se você é destro ou canhoto com base na técnica de escovação. Lesões de abrasão no lado esquerdo sugerem o uso da mão direita e, ao contrário, para os canhotos. Essas lesões indicam uma técnica inadequada de escovação, podendo provocar sensibilidade ou retração gengival.
Leia também: Oito regras de ouro para manter seus rins ”jovens” pelo maior tempo possível
O que dizem sua boca e seus dentes sobre sua saúde digestiva?
O refluxo ou os transtornos alimentares deixam marcas como erosão do esmalte ou halitose. Os ácidos estomacais são os principais responsáveis. Além disso, aumentam o risco de cáries. É fundamental manter acompanhamento médico e odontológico, pois sintomas persistentes podem indicar condições de saúde importantes.
Quais são as alterações hormonais refletidas na sua boca?
Sua boca pode revelar se você está grávida ou em seu ciclo menstrual. Durante esse período, as gengivas podem sangrar ou ficar inflamadas. Aproximadamente 40% das mulheres grávidas apresentam gengivite devido ao aumento da progesterona. Alterações hormonais também podem aumentar a sensibilidade bucal e a propensão para infecções na gengiva.

Como o café e o tabaco impactam seus dentes?
O consumo de café e chá mancha os dentes, principalmente devido ao tanino presente nessas bebidas. O tabaco também causa manchas amareladas e marrons, além de promover halitose, aumentando o risco de doenças mais graves como o câncer bucal e periodontite. Parar de fumar e moderar o consumo dessas bebidas são medidas que favorecem a saúde bucal.
De que maneira o estresse afeta sua saúde bucal?
O estresse pode levar ao bruxismo, condição em que há o ranger ou apertar dos dentes, causando desgaste e dor na mandíbula e nos dentes. É importante tratar o estresse para prevenir esses sintomas e evitar danos maiores ao sistema mastigatório.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)