O dólar continuará como moeda global?
Alarmismos sobre o fim da moeda americana têm tomado conta da imprensa, mas ignoram conceitos relevantes, diz Felippe Hermes na...
Alarmismos sobre o fim da moeda americana têm tomado conta da imprensa, mas ignoram conceitos relevantes, diz Felippe Hermes na Crusoé.
“O dólar não possui qualquer respaldo físico, o que por sua vez significa dizer que os EUA podem simplesmente criar dinheiro e trocá-lo por bens materiais de outros países. Trata-se de um privilégio que nenhuma outra nação na história jamais teve.
E o abuso constante deste privilégio é o que leva a pergunta: o dólar irá continuar como moeda global? A resposta simples é: sim, por um bom tempo. Mas como nada que envolva seres humanos é simples, convém entender os motivos.
Uma moeda possui 3 funções básicas: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor. Nos últimos meses, incluindo o Brasil, diversos países têm sido abordados pela China para ampliar o uso do yuan. Na prática, os acordos têm garantido que a moeda chinesa possa ser usada como meio de troca.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)