Josias Teófilo na Crusoé: A arte feita na zona
Obras de Astor Piazzolla, Brahms e Nelson Rodrigues têm relação com os bordéis
O Theatro Municipal de São Paulo reencena neste final de novembro a montagem da ópera Maria de Buenos Aires, de Astor Piazzolla.
A operita, como é chamada pelo seu caráter camerístico, é uma obra-prima do compositor argentino, uma preciosidade sem paralelos – até mesmo porque não pode ser definida exclusivamente como música clássica ou música popular.
Não é uma ópera lírica convencional, já que é interpretada por cantores de tango.
E mais: os músicos não ficam no tradicional fosso da orquestra, mas no próprio palco.
A orquestra é incorporada à encenação, pois a história acontece em um bordel em Buenos Aires. Maria, a personagem principal, é uma prostituta.
A operita, com libreto de Horacio Ferrer, não é realista. É narrada por um duende, tem elementos surrealistas e místicos, e é dividida em duas partes, a primeira mostra Maria viva e a segunda ela morta, tornando-se a sombra de Maria.
Os bordéis são os lugares onde o tango se propagou – pois segundo se diz, só lá as mulheres tinham coragem de praticar uma dança tão sensual, em que o casal dança grudado um no outro. Na operita, então, temos um ambiente essencial ao tango.
Brahms
O compositor Leonard Bernstein em sua análise da Segunda Sinfonia de Brahms diz que, no seu primeiro movimento, existe um tango.
Segundo Richard Atkinson, um médico de Boston que publica análise de obras musicais no Youtube, existem registros de tangos ainda na segunda metade do século 19, quando a sinfonia foi composta.
Ora, Johannes Brahms, um respeitado compositor sinfônico, que fez uma obra formalmente conservadora para a época, quando jovem tocou piano em cabarés e bordéis para sustentar a família pobre.
Existe uma interpretação sobre ele, bastante difundida entre biógrafos, de que remonta a esse período uma incapacidade de unir o amor carnal ao amor romântico.
Brahms foi apaixonado por Clara Schumann, viúva de Roberto Schumann, mas nunca expressou seu amor, e nunca se casou.
De certa forma, Astor Piazzolla dialoga com a tradição…
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