Entenda como Osama bin Laden virou queridinho do TikTok progressista
Osama bin Laden viralizou no TikTok progressista, como você já viu numa ampla cobertura de Alexandre Borges aqui em O Antagonista. A grande questão é como compreender esse fenômeno e evitar cair em armadilhas parecidas...
Osama bin Laden viralizou no TikTok progressista, como você já viu numa ampla cobertura de Alexandre Borges aqui em O Antagonista. A grande questão é como compreender esse fenômeno e evitar cair em armadilhas parecidas.
Parece óbvio que não devemos confiar em terroristas, principalmente aqueles que pretendem destruir a sociedade da qual fazemos parte. É intrigante que tanta gente fique simplesmente encantada com o que eles dizem, anulando o senso de sobrevivência.
No entanto, isso tem acontecido e não é um fenômeno apenas desta guerra. O Estado Islâmico, por exemplo, conseguiu recrutar cerca de 40 mil ocidentais. Destes, pelo menos 3 mil resolveram abrir mão da própria vida e se mudar para o califado.
Terroristas aprenderam a hackear a cultura ocidental e a atrair pessoas para o seu grupo começando com o que já é familiar para elas. O Estado Islâmico contou com o trabalho do rapper negro alemão Deso Dogg. A Al Qaeda também contou com um mentor ocidental de comunicação, Adam Gadahn, que auxiliou Osama bin Laden a escrever a carta tornada viral agora.
Ele era um californiano típico, crescido em família norte-americana, que teve acesso a todo o ideário progressista e participou também de organizações cristãs. Se tornou muçulmano em 1995 e aderiu ao radicalismo. Chegou a ter problemas sérios por causa disso com o imã da mesquita que frequentava.
O segredo da comunicação é colocar conceitos que já fazem parte do universo progressista. Justamente esses pontos da carta de Osama bin Laden viralizaram, como reforço ao discurso sobre a guerra na Faixa de Gaza.
É uma espécie de isca para que se leve adiante o pacote completo. No início, as pessoas aparentemente usam a parte que coincide com o discurso progressista e ignoram as demais, com homofobia, misoginia, antissemitismo e ataque às liberdades individuais e ao Estado laico.
Quando um grupo valida esse discurso, mesmo que ignore as partes radicais, haverá uma porção de pessoas que absorverá tudo. Esse é o segredo para a radicalização: atrair com o que a pessoa já pensa e fazer com que ela aceite o que até então considerava absurdo.
A parte da carta de Bin Laden que viralizou agora é a condenação aos Estados Unidos. Ele fala da política no Oriente Médio e das guerras conduzidas. Isso é tão importante para a argumentação sobre a guerra de agora que outros trechos, frontalmente contrários aos ideais progressistas, foram simplesmente descartados pelos novos fãs do terrorista.
Transcrevo:
“Para que estamos chamando vocês e o que queremos de vocês?
(1) A primeira coisa para a qual estamos chamando vocês é o Islã.
(a) A religião da Unificação de Deus; da liberdade de associar parceiros a Ele e rejeitar isso; de completo amor por Ele, o Exaltado; de completa submissão às Suas Leis; e do descarte de todas as opiniões, ordens, teorias e religiões que contradizem a religião que Ele enviou ao Seu Profeta Maomé (que a paz esteja com ele).
(…)
(2) A segunda coisa que chamamos você para fazer é parar com sua opressão, mentiras, imoralidade e devassidão que se espalharam entre vocês.
(a) Chamamos vocês para ser um povo de modos, princípios, honra e pureza; para rejeitar os atos imorais de fornicação, homossexualidade, intoxicantes, jogos de azar e comércio com juros. Chamamos vocês para tudo isso para que possam ser libertados daquilo em que se envolveram; para que sejam libertados das mentiras enganosas de que são uma grande nação, que seus líderes espalham entre vocês para esconder de vocês o estado desprezível ao qual chegaram.
(b) É triste dizer que vocês são a pior civilização testemunhada pela história da humanidade:
(i) Vocês são a nação que, em vez de governar pela Shariah de Allah em sua Constituição e Leis, escolhe inventar suas próprias leis como quer e deseja. Vocês separam a religião de suas políticas, contradizendo a natureza pura que afirma Autoridade Absoluta ao Senhor e seu Criador”, diz a carta (grifos meus).
É algo frontalmente contrário a tudo o que pregam os progressistas, mas, ainda assim, essa carta viraliza porque também fornece os argumentos que eles amam contra os Estados Unidos. Para os extremistas, não há divisão, existe apenas o pacote completo. Resta saber quantos dos que transformaram Bin Laden em queridinho do TikTok estão dispostos a entender isso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)