Crusoé: Todas as mentiras que te contaram sobre Kamala Harris
Candidata imposta pelo Partido Democrata não atraiu mulheres nem latinos, adotou estratégia equivocada e evitou dar entrevistas
A derrota da candidata democrata Kamala Harris (foto) para o republicano Donald Trump nesta terça, 5, descortinou como a cobertura da imprensa e os comentários de analistas criaram uma personagem que não corresponde à realidade.
Em suas avaliações sobre a candidata, muita gente projetou as próprias expectativas, deixando de analisar o que ela de fato era e como os americanos a viam.
Seguem algumas mentiras que te contaram sobre Kamala Harris:
Kamala Harris vai renovar o Partido Democrata
Apesar das promessas de “uma nova liderança“, a candidata foi imposta pelo partido após a desistência do presidente Joe Biden. Foram os caciques que a indicaram. Não houve disputa com outros nomes na Convenção que escolheu o candidato à presidente. Governadores que sonhavam com essa chance desistiram ao ver que não teriam chances. A substituição do nome se deu em menos de 36 horas.
Kamala Harris é boa de voto
Em 2020, ela desistiu das primárias dentro do Partido Democrata antes mesmo das primeiras eleições internas, porque mal aparecia nas pesquisas. Kamala nunca venceu eleições políticas. Ela só foi escolhida como vice de Biden porque era negra (filha de um economista jamaicano), no momento em que americanos estavam protestando pela morte de George Floyd por um policial.
Kamala Harris tem um ótimo vice, Tim Walz, que vai atrair o eleitor rural
Donald Trump teve uma vantagem de 27 pontos em regiões rurais nesta eleição.
Kamala Harris defende a democracia
Pesquisas mostram que a quantidade de americanos que acreditam que ela é uma ameaça à democracia é quase a mesma dos que pensam isso sobre Donald Trump. Para muitos americanos, ser negligente com a entrada de imigrantes ilegais e ampliar o direito ao voto para muitas pessoas que nem sequer têm cidadania é um perigo para a democracia.
Kamala Harris tem uma estratégia vencedora ao falar sobre aborto
O assunto não contou nas eleições desta terça, 5. Entre os que acham que o aborto deve ser legal na maioria dos casos, a vantagem de Kamala Harris foi de apenas quatro pontos. Quase metade dos que pensam assim votou em Trump.
Kamala Harris vai atrair o voto das mulheres
A dianteira que Kamala obteve entre todo o público feminino foi de somente 10 pontos — um número menor que o obtido por Biden em 2020 (quinze pontos) e de Hillary Clinton (treze pontos).
Kamala Harris é querida pelos imigrantes
Trump teve uma dianteira de dez pontos entre os homens latinos. Foi uma reversão e tanto em relação a 2016, quando a democrata Hillary Clinton teve uma vantagem de 31 pontos nesse grupo. Em 2020, Biden teve uma dianteira de 23 pontos entre homens latinos.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)