Crusoé: “Como analisar o governo Lula: passo 3”
"Maquiavel ensinou que qualquer pessoa controla apenas uma parte da sua vida", lembra Leonardo Barreto, na Crusoé desta semana...
“Maquiavel ensinou que qualquer pessoa controla apenas uma parte da sua vida”, lembra Leonardo Barreto, na Crusoé desta semana.
“A outra é ditada pela sorte, que ele chamava de Fortuna. O governante habilidoso é aquele que tem boa capacidade (virtù) de lidar com aquilo que o destino lhe oferece. Pintando a política dessa maneira, o pensador florentino a caracteriza como uma atividade reativa, fora de qualquer ilusão na qual líderes forjam o destino de suas nações. O que há, na realidade, é gente com perspicácia para aproveitar as oportunidades de ação que a conjuntura fornece e outros que não conseguem ver os limites à sua frente e sofrem por isso.”
“A busca das oportunidades e dos limites é o que faz a análise de conjuntura. No caso de avaliar o governo Lula, trata-se de saber o quanto eventos domésticos e internacionais são compatíveis ou não com os objetivos políticos do governo e o que recomendam em termos de ação política. A partir daí, é possível formar um juízo aplicado do que está por vir e das perspectivas para a economia e para a democracia brasileira, nosso objetivo de sempre.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)