Abaixo a privatização, diz o bolsonarismo
Segundo a Folha de S. Paulo, o bolsonarismo quer impedir a privatização da Sabesp, a estatal paulista de saneamento. Um grupo de empresários e advogados promete acionar o STF. Estariam preocupados com o efeito da venda sobre os consumidores – e também com a soberania nacional...
Segundo a Folha de S. Paulo, o bolsonarismo quer impedir a privatização da Sabesp, a estatal paulista de saneamento. Um grupo de empresários e advogados promete acionar o STF. Estariam preocupados com o efeito da venda sobre os consumidores – e também com a soberania nacional. “Existe uma direita preocupada com a soberania do Brasil. E a Sabesp é um ativo estratégico do país”, disse ao jornal Fabio Wajngarten, que foi secretário de comunicação do governo Bolsonaro.
Isso tudo é muito engraçado. Hahahahahahaha.
O argumento da soberania é usado pela esquerda para combater privatizações. Vender empresas estatais à iniciativa privada seria “entreguismo”, segundo a turma de Lula. Se a empresa compradora for estrangeira, mais horroroso ainda. Agora o bolsonarismo usa a mesma conversa.
É engraçado, mas não uma surpresa. Bolsonaro nunca escondeu que o seu liberalismo econômico não passava da epiderme. Era um verniz, adquirido tardiamente pelo contato com Paulo Guedes. Suas crenças mais profundas vinham do Exército. E no campo da economia, a esquerda e os militares brasileiros sempre compartilharam traços estatizantes e nacionalistas. A ideia da “democracia relativa” não é a única que Lula tem em comum com o general Ernesto Geisel, quarto presidente da ditadura militar.
Também é muito divertido ver a direita bolsonarista procurar socorro no STF. Esse é um caminho que os partidos menores de esquerda, como o PSOL e o PC do B, costumam trilhar com frequência. Fazer política, nem pensar: melhor judicializar de vez a questão que os perturba. Mas, nesse ponto, existe uma diferença.
PSOL e PC do B recorrem ao Judiciário porque não têm musculatura para se impor no Congresso. E quase nunca, para não dizer jamais, fazem isso contra medidas do partido que orbitam, o PT. Os bolsonaristas, ao contrário, ameaçam bloquear uma iniciativa do governo de Tarcísio de Freitas, nascido da costela de Jair. Sinal de que um desacordo muito grande está dividindo o campo político que surgiu em torno do ex-presidente.
Vai ver, o problema nem é a Sabesp. Pode ser alguma outra briga por espaço. Ameaçar a privatização seria um meio de mandar um recado ao governador paulista. Digo isso sem ter feito nenhuma apuração, apenas por estar acostumado com o jeito como as coisas funcionam na política brasileira.
Tudo isso é realmente muito engraçado. Haja humor negro.
*****
PS: Como já escrevi mais de uma vez no Antagonista, privatização tende a tornar melhores os serviços públicos, mas precisa ser bem feita para dar resultado. Quem vende a empresa estatal precisa desenhar um bom contrato e zelar para que seja cumprido. Às vezes o setor público é ineficiente até na hora de vender os seus ativos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)