Zelensky comemora retomada de Kherson: “Dia histórico”
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (foto), celebrou a retomada do controle da cidade de Kherson. Na sexta, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que concluiu a remoção de todos os militares que estavam à direita do rio Dnipr...
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (foto), celebrou a retomada do controle da cidade de Kherson. Na sexta, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que concluiu a remoção de todos os militares que estavam à direita do rio Dnipr.
“Hoje é um dia histórico. Estamos retomando o sul do país, estamos retomando Kherson”, afirmou Zelensky na noite de sexta em seu discurso diário.
“As forças especiais já estão na cidade”, acrescentou o presidente ucraniano, que também publicou nas redes sociais vídeos com celebrações na cidade.
Na quarta-feira (9), o ministro de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, ordenou a retirada das tropas para preservar a vida dos soldados e a capacidade de combate das unidades russas.
Os Estados Unidos classificaram a reconquista de Kherson pelas forças ucranianas como uma “vitória extraordinária”.
“Parece que os ucranianos acabam de obter uma vitória extraordinária: a única capital regional que a Rússia apreendeu nesta guerra está agora de volta sob a bandeira ucraniana, o que é bastante notável”, disse neste sábado o Conselheiro de Segurança dos EUA, Jake Sullivan.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)