UE rebate Lula sobre guerra na Ucrânia: Rússia é “única responsável”
A União Europeia rebateu nesta segunda-feira (17) as declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia, após o presidente brasileiro responsabilizar Kiev pelo conflito e culpar os países do Ocidente de prolongarem a invasão...
A União Europeia rebateu nesta segunda-feira (17) as declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia, após o presidente brasileiro responsabilizar Kiev pelo conflito e culpar os países do Ocidente de prolongarem a invasão.
Em coletiva de imprensa, o porta-voz para Assuntos Externos da UE, Peter Stano (foto), afirmou que a Rússia é a “única responsável” pela guerra e que o bloco ofereceu “inúmeras possibilidades” de acordo a Moscou.
“O fato número é que a Rússia – e somente a Rússia – é responsável. Ela gerou provocações e agressões ilegítimas contra a Ucrânia. Não há questionamentos sobre quem é o agressor e quem é a vítima”, disse.
“Não é verdade que EUA e UE estão ajudando a prolongar o conflito. A verdade é que a Ucrânia é vítima de agressão ilegal […] Nós oferecemos inúmeras possibilidade à Rússia de um acordo de negociação em termos civilizados”, acrescentou o porta-voz.
Stano também lembrou que o Brasil é um dos 143 países que condenaram a guerra na ONU.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)