Trump proíbe AP de acessar Salão Oval por tempo indeterminado
Medida foi tomada após a agência de notícias se recusar em adotar a nova denominação do golfo do México como "Golfo da América"

A Presidência dos Estados Unidos anunciou na sexta-feira, 14, a suspensão, por tempo indeterminado, do acesso da Associated Press (AP) ao Salão Oval e ao Air Force One. A medida foi tomada após a agência de notícias se recusar em adotar a nova denominação do golfo do México como “Golfo da América”.
Decreto do presidente Donald Trump alterou o nome geográfico da região, medida que a AP se recusou a seguir.
Desde terça-feira, 11, a agência denuncia a proibição do acesso de seus jornalistas aos eventos da Casa Branca e acusa o governo de tentar punir sua postura independente.
Em resposta, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Taylor Budowich, afirmou nas redes sociais que, embora a Constituição proteja a liberdade de imprensa, isso não dá direito ao acesso irrestrito a espaços como o Salão Oval e o Air Force One.
A AP afirmou que a restrição ao seu repórter durante a coletiva de imprensa com o presidente indiano Narendra Modi foi uma “violação flagrante” da Primeira Emenda.
A agência, fundada em 1846, também ressaltou que, enquanto o nome do golfo do México será mantido como tal em sua cobertura, a AP respeitará a decisão de Trump em relação ao nome do monte McKinley, no Alasca, alterado para Denali.
Pentágono
Como mostramos, o governo de Donald Trump ordenou que quatro grandes veículos de comunicação desocupassem a área de imprensa do Pentágono para dar lugar a outros meios, incluindo os sites de direita Breitbart News e One America News.
A decisão foi comunicada em 31 de janeiro, por meio de um memorando assinado pelo porta-voz do Departamento de Defesa, John Ullyot.
Segundo o documento, The New York Times, NBC News, NPR e Politico deveriam deixar seus espaços até 14 de fevereiro, permitindo a entrada de novos veículos por um período de um ano.
O New York Post substituirá o The New York Times como jornal impresso, enquanto a One America News assumirá o espaço da NBC News. O Breitbart News, que já foi chefiado por Steve Bannon, ex-estratagista de Trump, ficará no lugar da NPR como veículo de rádio, e o HuffPost, de propriedade do BuzzFeed, ocupará a vaga do Politico.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)