Trump impõe tarifa de 25% a México e Canadá
Produtos mexicanos e canadenses serão taxados a partir do sábado, 1º

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que o país vai impor tarifas de 25% sobre as importações do México e do Canadá a partir do próximo sábado, 1º de fevereiro.
Segundo o republicano, as taxas serão impostas em função do grande déficit comercial, além da falta de empenho dos dois países em controlar o fluxo migratório e a entrada de drogas nos EUA.
“Anunciaremos as tarifas sobre o Canadá e o México por vários motivos. A primeira são as pessoas que vêm para o nosso países de maneiras horríveis e em grande número. A segunda razão é a chegada do fentanil e de tudo mais que entrou no país. E em terceiro lugar, os enormes subsídios que concedidos aos países.”
Na primeira semana do mandato de Trump, o governo mexicano recebeu 4.000 deportados, conforme relatou a presidente Claudia Sheinbaum.
O republicano afirmou ainda que decidirá da mesma forma sobre as importações de petróleo.
“Provavelmente tomaremos a decisão esta noite em relação ao petróleo, porque eles estão nos enviando petróleo“, disse.
Segundo o presidente americano, a China está enviando fentanil para os Estados Unidos, o que pode fazê-lo aumentar em mais 10% as tarifas ao país asiático.
“A China está enviando fentanil para o nosso país e está a causar centenas de milhares de mortes. Portanto, a China acabará por pagar tarifas por isso também, e estamos no processo de fazer isso”, afirmou.
Leia mais: “México recebeu mais de 4.000 deportados na primeira semana Trump“
Lula preocupado?
Em entrevista coletiva, o presidente Lula defendeu o estabelecimento do princípio de reciprocidade aos Estados Unidos caso Donald Trump taxe produtos brasileiros no futuro.
“Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar EUA. Outros presidentes [foram] eleitos para governar com outros países”, disse Lula, em referência à disputa entre os presidentes dos Estados Unidos e Colômbia, Gustavo Petro. Após Petro proibir a entrada de colombianos deportados, Trump respondeu ameaçando taxar em 25% os produtos do país da América do Sul.
“Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade no Brasil em taxar os produtos que são importados dos EUA”, disse o petista.
Leia também: ““Confluência de decisões ruins”, diz Trump sobre acidente aéreo”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)