Trump e Zelensky batem boca ao vivo na Casa Branca
Vice-presidente americano JD Vance acusou o presidente ucraniano de estar sendo "desrespeitoso" em frente à imprensa internacional

O presidente americano, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discutiram ao vivo durante encontro na Casa Branca para assinatura do acordo de exploração de minerais ucranianos nesta sexta-feira, 28.
Com a presença da imprensa internacional, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, que iniciou o bate-boca, afirmou que Zelensky estava sendo “muito desrespeitoso” ao expor os interesses ucranianos e por ter perguntado sobre “qual tipo de diplomacia” os EUA esperavam da Rússia.
Zelensky também mencionou ataques russos, entre os quais a invasão à Crimeia em 2014, o que irritou ainda mais o vice-presidente americano.
“Estou falando do tipo de diplomacia que acabaria com a guerra em seu país. Presidente, Senhor Presidente… Acho que isso é desrespeitoso você vir aqui no Salão Oval e tentar litigar em frente da mídia americana.
(…)
Vocês deveriam agradecer ao Presidente por tentar trazer isso para esse conflito”, disse Vance.
Em resposta, Zelensky perguntou ao vice-presidente americano se ele já esteve na Ucrânia e “viu os problemas” enfrentados pelo país.
Vance respondeu:
“Eu realmente assisti, vi as histórias e sei o que acontece é que você traz pessoas, você as traz em uma turnê de propaganda, Sr. Presidente”.
O vice-presidente seguiu pressionando Zelensky.
“Você discorda que tem problemas para trazer pessoas para o seu exército. Você acha que é desrespeitoso vir ao Salão oval dos Estados Unidos e atacar a administração que está tentando evitar a destruição do país?”, perguntou Vance.
Zelensky admitiu os problemas, mas disse que todos os países podem enfrentá-los durante uma guerra.
“Muitas questões. Vamos começar pelo início. Primeiro de tudo, durante a guerra todo mundo tem problemas. Até você, mas você tem um oceano bonito e não sente agora. Mas sentirá no futuro”, disse,
Trump interveio, com ar de irritação, dizendo que a Ucrânia não está em uma “boa posição” para “dizer” o que os Estados Unidos “vão sentir”.
“Estamos tentando resolver o problema. Não nos diga o que vamos sentir. Você não está em uma boa posição para dizer isso. Lembre-se disso. Você não está em posição de ditar o que vamos sentir. (…)
Você se permitiu estar em uma posição muito ruim. Você está apostando na Terceira Guerra Mundial. E o que você faz é muito desrespeitoso com esse país [Estados Unidos]. Ou você faz um acordo ou estamos fora“, afirmou o republicano.
Zelensky tentava responder Trump, que seguia argumentando, mas não o deixava falar.
Vance voltou a questionar o presidente ucraniano.
“Você já disse obrigado alguma vez?”, perguntou o vice-presidente dos EUA.
Zelensky respondeu: “Muitas vezes”.
Segundo o presidente dos EUA, uma reunião entre o seu país, Ucrânia e Rússia está praticamente descartada.
“Eles não se gostam. Eu posso dizer isso a vocês, não é uma união por amor”, disse à imprensa.
Trump disse ainda estar “alinhado com o mundo e com a Europa”.
“Eu quero ver se a gente consegue resolver isso. Se querem que eu seja duro, eu posso ser o homem mais duro do que qualquer ser humano que você já tenha visto. Eu seria duro, mas você nunca teria um acordo”, respondeu o republicano a jornalistas.
Diante da confusão, a coletiva que seria realizada entre os dois presidentes foi cancelada.
Minérios
Zelensky deixou a Casa Branca sem assinar o acordo de exploração de minerais ucranianos com Trump, segundo a Reuters.
Em outra ocasião, o presidente americano já fez um aceno na casa de US$ 350 a US$ 500 bilhões para ter acesso aos recursos naturais. Na ocasião, Zelensky rejeitou a ideia.
“Você não pode chamar isso de 500 bilhões e nos pedir para devolver 500 bilhões em minerais”, afirmou.
Leia mais: “Crusoé: Por que Trump está chamando Zelensky de ditador?“
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Fabio B
28.02.2025 17:39Tô com medo do dia em que o olho de Sauron mirar o BRICS. Se a China não segurar as pontas, o Brasil vai conhecer um novo nível de humilhação.
Daniela_RS
28.02.2025 16:55Trump e Vance foram extremamente desrespeitosos com Zelensky. Absurdo, esse bate-boca! Querem dar a Ucrânia a Putin? E depois, o que mais? Todas as antigas fronteiras da Rússia/URSS?
Eduardo
28.02.2025 16:49Não é possível confiar em Trump
Sandra
28.02.2025 16:00O Trump quer invadir a Ucrânia e ficar com seu território na pressão