Trump ameaça enviar agentes do ICE a aeroportos
Impasse no Congresso dos EUA trava verbas e já afeta operação da segurança aérea
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), afirmou neste sábado, 21, que pode enviar agentes de imigração para atuar em aeroportos em meio ao impasse sobre o financiamento da segurança interna.
A medida foi anunciada após o bloqueio de verbas ao Departamento de Segurança Interna, que afeta diretamente a operação aeroportuária.
Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que poderá deslocar agentes do ICE para reforçar a segurança.
“Vou deslocar nossos brilhantes e patrióticos agentes do ICE para os aeroportos, onde eles farão a segurança como nunca se viu antes”, escreveu.
O presidente indicou que a medida pode começar já nos próximos dias, caso não haja acordo no Congresso para liberar o orçamento.
A paralisação parcial do financiamento já se estende por semanas.
Impasse no Congresso
O bloqueio ocorre porque democratas condicionam a liberação de recursos a mudanças nas regras de atuação do ICE.
Entre as exigências estão a necessidade de mandado judicial para entrar em residências e maior identificação dos agentes durante operações.
Sem recursos, parte dos funcionários da Agência de Segurança de Transportes (TSA) segue trabalhando sem salário, enquanto outros têm faltado, o que já provoca filas e atrasos em aeroportos pelo país.
O impasse levou a propostas alternativas no Congresso, como a tentativa de financiar apenas a TSA. Até o momento, porém, não há acordo entre democratas e republicanos.
Em meio à crise, o empresário Elon Musk afirmou que poderia pagar os salários dos funcionários da TSA durante o período, sem detalhar como a proposta seria viabilizada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)