Trump acusa Trudeau de usar tarifas para tentar novo mandato
Pela segunda vez, o republicano afirmou que o primeiro-ministro canadense de está usando a crise como pretexto para concorrer à reeleição
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, de usar “o problema das tarifas” para tentar concorrer novamente ao cargo.
Em publicação na rede social Truth Social, o republicano culpou Trudeau pela guerra tarifária.
“Acredite ou não, apesar do terrível trabalho que ele fez pelo Canada, eu acho que Justin Trudeau está usando o problema das tarifas, que ele causou em grande parte, para concorrer de novo ao cargo de primeiro-ministro. Muito divertido de assistir.“
Na véspera, Trump voltou a atacar Trudeau se referindo a ele como “governador do Canadá”, após os dois conversaram por telefone. O republicano já tinha afirmado que Trudeau estava usando a crise “para permanecer no poder”.
“A ligação terminou de uma maneira “um tanto” amigável! Ele não conseguiu me dizer quando a eleição canadense ocorreria, o que me deixou curioso, tipo, o que está acontecendo aqui? Então percebi que ele está tentando usar essa questão para permanecer no poder. Boa sorte, Justin!”, escreveu.
Baixa popularidade
A popularidade de Trudeau, de fato, caiu bastante nos últimos anos.
No Canadá, há uma corrente que garante que o primeiro-ministro pode sair antes das eleições de outubro. Em janeiro, Trudeau renunciou ao cargo.
O alto custo de vida, a falta de moradia e a falta de credibilidade perante à população podem interromper uma possibilidade de reeleição.
Uma pesquisa recente da Angus Reid Institude, do Canadá, apontou que Trudeau é desaprovado por 63% dos canadenses.
Resposta canadense
Em resposta à imposição das taxas, o primeiro-ministro, Justin Trudeau, anunciou que o Canadá implementará 25% de tarifas de US$ 155 bilhões sobre produtos americanos em um período de 21 dias.
“No momento em que as tarifas dos EUA entraram em vigor esta manhã, a resposta canadense também entrou em vigor.
O Canadá implementará tarifas de 25% sobre US$ 155 bilhões em produtos americanos. Começando com US$ 30 bilhões em bens imediatamente e os US$ 125 bilhões restantes em 21 dias”, escreveu.
Canadá vai à OMC
O governo canadense também apresentou uma queixa à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra as tarifas imposta sobre seus produtos.=
Em publicação na rede Linkedin, a embaixadora do Canadá da OMC, Nadia Theodore, confirmou a ação.
“Solicitei consultas à OMC com o Governo dos Estados Unidos sobre as tarifas injustificadas ao Canadá“, escreveu.
Segundo Nadia, a medida dos Estados Unidos “não deixa outra opção”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Clayton De Souza pontes
06.03.2025 16:16O Trump está se mostrando um tremendo dick vigarista. Está grosseiro e desrespeitoso com vários antigos aliados