Trump acusa cartéis mexicanos de exercerem “tremendo controle” sobre políticos
Presidente americano assinou legislação bipartidária que aumentará as penas de prisão para traficantes de fentanil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 16, que os cartéis mexicanos exercem um “tremendo controle” sobre as autoridades locais, durante a cerimônia de assinatura da Lei Anti-Tráfico de Fentanil.
“Os cartéis, que têm muita influência no México (…) Eles têm controles muito fortes sobre o México, e temos que fazer algo a respeito. Não podemos permitir que isso aconteça . Autoridades mexicanas chegam aos seus escritórios aterrorizadas para ir trabalhar porque os cartéis têm um controle tremendo sobre o México, seus políticos e seus representantes eleitos”, disse em coletiva de imprensa.
Em seu discurso, Trump acusou os cartéis de usarem até submarinos para contrabandear drogas para os Estados Unidos.
Legislação bipartidária
A cerimônia para a assinatura da legislação bipartidária contou com a presença de famílias afetadas pela epidemia de fentanil.
A lei colocará todas as substâncias relacionadas ao fentanil, especificamente as versões imitadoras da droga, na lista de drogas mais perigosas da Agência de Repressão às Drogas dos EUA (DEA, na sigla em inglês).
Além disso, aumentará as penas de prisão para traficantes da droga.
Leia mais: Trump anuncia tarifa de 30% sobre produtos do México e da União Europeia
Tarifa sobre o México
No sábado, 12, Trump anunciou que os Estados Unidos vão impor uma tarifa de 30% sobre produtos importados do México.
A medida deve entrar em vigor em 1º de agosto.
Em carta direcionada à presidente do México, Claudia Sheinbaum, o republicano justificou a medida afirmando que os esforços do país vizinho para conter a crise na fronteira ainda são suficientes.
“O México tem me ajudado a proteger a fronteira, MAS, o que o México fez não é suficiente”, escreveu Trump a Sheinbaum. Na mesma carta, ele acusou o país vizinho de não conter os cartéis de drogas.
“O México ainda não parou os cartéis que estão tentando transformar toda a América do Norte em um parque de diversões do narcotráfico. Obviamente, não posso deixar isso acontecer!”
Cartel de Sinaloa
O Cartel de Sinaloa é um dos cartéis mais antigos e poderosos do México.
Em 2009, a facção criminosa foi designada pelos Estados Unidos como uma organização de tráfico de drogas.
De acordo com as autoridades americanas, o cartel trafica fentanil, metanfetamina, cocaína e outras drogas ilícitas para os Estados Unidos.
No último mês, o Departamento de Estado dos EUA designou o Cartel de Sinaloa como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO) e Terrorista Global Especialmente Designado (SDGT).
Leia também: Filho de ‘El Chapo’ se declara culpado nos EUA
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
16.07.2025 23:17O tráfico é sim um problema na América Ibérica e deve ser combatido.