Terremotos na Venezuela: mortes sobem para 235
O Itamaraty confirmou que pelo menos dois brasileiros estão estre as vítimas
Os dois terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira, 24, deixaram pelo menos 235 mortos e 4.300 feridos, conforme o último balanço divulgado pelo ministro venezuelano da Saúde, Carlos Alvarado.
Com apoio internacional que começou a chegar ao país, equipes de resgate continuam a busca por sobreviventes nesta sexta-feira, 26.
Pelo menos 157 pessoas continuam desaparecidas.
Uma equipe de buscas brasileira embarcará às 10 horas para ajudar na resposta aos terremotos no país vizinho.
Ao todo, 44 resgatistas irão à Venezuela em um avião KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em um segundo voo previsto para sábado, 27, o governo federal enviará um hospital de campanha, medicamentos, insumos de saúde e 100 purificadores de água movidos a energia solar, com capacidade para produzir até 5 mil litros de água potável por dia cada.
A presidente interina, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência na Venezuela.
Brasileiros entre as vítimas
O Ministério das Relações Exteriores informou na quinta-feira, 25, que há dois brasileiros entre as vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela.
“O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas“, diz a nota.
Duplo terremoto na Venezuela
Dois terremotos consecutivos atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira, 24, com magnitudes de 7,2 e 7,5 graus, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O epicentro dos tremores ficou próximo à cidade de San Felipe, no estado de Yaracuy, e os efeitos foram sentidos com intensidade na capital Caracas, onde prédios inteiros e casas desabaram.
O primeiro tremor ocorreu às 22h04 (horário GMT) a 21 quilômetros de profundidade. Trinta e nove segundos depois, um segundo sismo, mais forte, atingiu a mesma região a 10 quilômetros de profundidade.
O USGS classificou o episódio como um “doblete”, quando um tremor precursor é seguido rapidamente por outro de maior intensidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)