Startup aposta em criação de insetos para combater mudanças climáticas
Descubra a inovação da startup Entocycle em Londres: a criação de insetos para combater as mudanças climáticas.
Sob arcadas de uma via ferroviária no centro de Londres, centenas de milhares de mosquinhas estão sendo criadas, demonstrando uma tecnologia de criação de insetos que pode ajudar a combater as mudanças climáticas.
Produção de insetos como alternativa sustentável
A startup Entocycle, com oito anos de existência, procura mostrar em seu centro de pesquisa como o processo de transformar insetos ricos em proteínas pode se tornar um novo tipo de alimento para animais, como galinhas e porcos e ser adotado em larga escala. Os próprios insetos se alimentam de quase qualquer tipo de resíduo alimentar e são melhores para o planeta do que os alimentos animais tradicionais, como a soja, que têm uma pegada de carbono muito maior, explica o fundador e CEO Keiran Whitaker.
“Hoje, derrubamos florestas para produzir soja, depredamos os oceanos para capturar peixes e transformá-los em ração proteica, que é distribuída pelo mundo todo outra vez para alimentar os animais”, diz ele. “Isso é extremamente insustentável”.
As moscas soldado preto
A proteína dos insetos tem se tornado uma alternativa popular nos últimos anos, com empresas, incluindo a gigante alimentar americana Cargill, adotando o uso de ração de insetos. A expectativa de Whitaker é que a Entocycle se torne rentável ainda este ano, trazendo uma eficiência de nível industrial para a criação de insetos, com um design que inclui dispositivos de medição precisa, braços robóticos e um setup controlado por temperatura para a reprodução dos insetos.
Com o ruído dos trens acima e o cheiro pungente de fezes de mosca permeando o local, engenheiros e biólogos em jalecos brancos se preparam para uma significativa expansão do centro de pesquisa da Entocycle nas próximas semanas. No centro desse esforço está a humilde e minúscula mosca soldado preto, amplamente conhecida por seu potencial para ajudar no combate às mudanças climáticas, como uma fonte de proteína mais amigável ao meio ambiente.
“É o inseto mais rápido, barato e sustentável para ser cultivado. É uma espécie não transmissora de doenças, não é uma praga e pode ser encontrada em todo o mundo”, diz Whitaker. Durante sua fase larval, a mosca se transforma numa proteína embalável.
A importância da criação de insetos
A maioria das moscas soldado preto criadas no centro de Londres se transforma em proteína de inseto. Mas uma pequena proporção é criada em um viveiro úmido, onde elas se alimentam de resíduos alimentares – matéria orgânica de sanduíches vencidos até cevada descartada por cervejarias locais – antes de depositar centenas de ovos, dando continuidade ao ciclo de vida.
Entomologistas como George McGavin, que chama a mosca soldado preto de “superestrela da indústria de insetos comestíveis”, acreditam que a criação de insetos pode ajudar a produzir “uma quantidade significativa de proteína” em um pequeno espaço e em muito pouco tempo. “A criação de insetos realmente oferece uma alternativa muito viável, e que é eficiente, relativamente fácil de fazer e sem riscos ecológicos aparentes”, afirma McGavin.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)