Sobe para 126 número de mortos por terremoto no Japão
O número de mortos do terremoto de magnitude 7,6 que atingiu o centro do Japão na segunda-feira, 1º, subiu hoje para 126. Mais de 200 pessoas...
O número de mortos do terremoto de magnitude 7,6 que atingiu o centro do Japão na segunda-feira, 1º, subiu hoje para 126. Mais de 200 pessoas seguem desaparecidas.
As autoridades acreditam que centenas de pessoas permanecem presas ou isoladas após os sismos enquanto aguardam a chegada dos serviços de salvamento. As equipes de resgate correm contra o tempo para encontrar sobreviventes, já que as chances de localizar pessoas com vida caem de forma significativa após 72 horas.
As buscas têm encontrado dificuldades em razão dos danos nas infraestruturas e pela previsão de chuva e de queda de neve na região. Segundo a prefeitura de Ishikawa, no centro do Japão, os sismos provocaram danos consideráveis nas estradas, casas e outros edifícios.
As réplicas que ocorrem após o terremoto de segunda-feira, incluindo uma de magnitude 5,3 registrada neste sábado, além das condições meteorológicas adversas, têm provocado novos deslizamentos de terras e inundações nas zonas afetadas.
Terremoto de magnitude 7,6
Com magnitude 7,6, o tremor chegou a ser sentido em Tóquio, a 300 quilômetros de distância do epicentro. O terremoto sacudiu a península de Noto, fina faixa de terra a cerca de cem quilômetros no mar.
Mais de 33 mil pessoas ficaram desabrigadas e foram levadas para centros de evacuação com acesso limitado a eletricidade e água.
Ao menos 26 mil residências continuam sem eletricidade em Ishikawa e 90 mil continuam sem água potável em duas regiões vizinhas.
Usinas nucleares
O governo do Japão informou que nenhuma irregularidade foi detectada em usinas nucleares. De acordo com a autoridade de regulação nuclear do país, não há risco de vazamento de radioatividade das usinas.
A usina Shika de Hokuriku, em Ishikawa, havia paralisado seus dois reatores antes do terremoto para inspeções regulares e não detectou nenhum impacto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)