O café é amigo ou vilão dos nutrientes? Entenda a sua interferência na absorção de vitaminas e minerais

14.08.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

O café é amigo ou vilão dos nutrientes? Entenda a sua interferência na absorção de vitaminas e minerais

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 11.08.2024 18:17 comentários
Mundo

O café é amigo ou vilão dos nutrientes? Entenda a sua interferência na absorção de vitaminas e minerais

O café pode ser um grande vilão para a absorção de nutrientes pelo organismo.

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 11.08.2024 18:17 comentários 0
O café é amigo ou vilão dos nutrientes? Entenda a sua interferência na absorção de vitaminas e minerais
Foto: Chris/Pixabay

O café está presente na rotina de muitas pessoas, especialmente no café da manhã. Apesar de ser uma escolha popular para acompanhar suplementos alimentares, a ingestão de cafeína pode interferir na absorção de vitaminas e minerais pelo corpo.

De acordo com a nutricionista Paula Uessugue, a bebida apresenta substâncias antinutricionais, em especial o tanino, que limita a absorção de certas vitaminas, como ferro, vitamina D, vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio e potássio.

Como o café pode atrapalhar a absorção de vitaminas e minerais?

O ferro é essencial para o funcionamento do organismo e age na produção de hemoglobina. Segundo uma pesquisa recente, os taninos do café se ligam ao ferro durante a digestão e reduzem sua absorção pelo organismo. Esse efeito pode afetar principalmente mulheres que perdem muito sangue durante o período menstrual e pessoas mais suscetíveis à anemia por deficiência de ferro.

A vitamina D, responsável por regular os hormônios, aumentar a absorção de cálcio e manter o sistema imunológico saudável, também pode ser prejudicada pela cafeína. Um estudo realizado pela Universidade Creighton em parceria com a Universidade de Miami indicou que a cafeína diminui a expressão dos receptores de vitamina D nas células responsáveis pela produção óssea, os osteoblastos.

Quais vitaminas e minerais são mais afetados pelo café?

Nos casos da vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio e potássio, esses nutrientes podem ser afetados principalmente por conta da propriedade estimulante do café, que aumenta a produção de urina. Como essas vitaminas e minerais são de difícil armazenamento, o efeito diurético da bebida pode resultar em maior excreção desses nutrientes.

Qual a melhor forma para tomar suplementos alimentares?

A nutricionista Paula Uessugue recomenda que o ideal é ingerir suplementos alimentares com água para não prejudicar a absorção. “Caso você tome café perto do horário dos suplementos, é melhor espaçar e tomar 2 horas antes ou após o suplemento”, sugere ela.

Aqueles aficionados por café, mesmo que não tenham deficiência vitamínica, devem evitar o consumo exagerado da bebida próximo à ingestão de suplementos e das refeições principais. Essas refeições fornecem boa parte dos nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo e precisam ser adequadamente digeridas.

Como conciliar o consumo de café com uma dieta saudável?

Mesmo para os amantes do café, é importante moderar o consumo para no máximo três xícaras por dia. Além disso, tentar espaçar a ingestão da bebida das principais refeições e suplementos pode ajudar a garantir que os nutrientes sejam adequadamente absorvidos pelo corpo.

A nutricionista Paula Uessugue considera desafiador que as pessoas tomem café puro pela manhã, sem acompanhamentos como pão ou tapioca. No entanto, ela recomenda aguardar um tempo entre a ingestão do café e dos alimentos para minimizar a interferência na digestão e absorção dos nutrientes.

  • Evite tomar café junto com suplementos alimentares.
  • Espaçar o consumo do café e das principais refeições.
  • Limitar a ingestão de café a no máximo três xícaras por dia.
  • Preferir tomar suplementos com água.
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Organização interamericana se diz alarmada com violação do sigilo da fonte no Brasil

Organização interamericana se diz alarmada com violação do sigilo da fonte no Brasil
2

Dino reage a caso de jornalista alvo de Moraes: “Minha biografia é minha defesa”

Dino reage a caso de jornalista alvo de Moraes: “Minha biografia é minha defesa”
3

Suposta fonte de denúncia sobre Dino publicou vídeo antes de ser preso por ordem de Dino

Suposta fonte de denúncia sobre Dino publicou vídeo antes de ser preso por ordem de Dino
4

PF prende presidente da Conafer, foragido da Operação Sem Desconto

PF prende presidente da Conafer, foragido da Operação Sem Desconto
5

Nelson Wilians é alvo da PF mais uma vez

Nelson Wilians é alvo da PF mais uma vez
6

Dino tem muito mais do que a cabeça política

Dino tem muito mais do que a cabeça política
7

Flávio compartilha diplomas após “equívoco” no currículo

Flávio compartilha diplomas após “equívoco” no currículo
8

Crusoé: Ex-ministra de Lula liga terremotos à “extrema-direita”

Crusoé: Ex-ministra de Lula liga terremotos à “extrema-direita”
9

TSE pede à PF investigação sobre filiação de Flávio à Missão

TSE pede à PF investigação sobre filiação de Flávio à Missão
10

O óbvio de Fachin sobre a liberdade de imprensa e o recado a Moraes

O óbvio de Fachin sobre a liberdade de imprensa e o recado a Moraes
1

Dino reage a caso de jornalista alvo de Moraes: “Minha biografia é minha defesa”

Dino reage a caso de jornalista alvo de Moraes: “Minha biografia é minha defesa”
2

Crusoé: Ex-ministra de Lula liga terremotos à "extrema-direita"

Crusoé: Ex-ministra de Lula liga terremotos à "extrema-direita"
3

Lindbergh aciona PF e pede acareação de Flávio e Renan

Lindbergh aciona PF e pede acareação de Flávio e Renan
4

Sigilo de fonte não é "escudo protetivo" para atividade ilícita, diz Moraes

Sigilo de fonte não é "escudo protetivo" para atividade ilícita, diz Moraes
5

Lula avalia timing para indicar Messias ao STF após reaproximação com Alcolumbre

Lula avalia timing para indicar Messias ao STF após reaproximação com Alcolumbre
6

Crusoé: MST escorrega no inglês ao pichar Embaixada dos EUA

Crusoé: MST escorrega no inglês ao pichar Embaixada dos EUA
7

O óbvio de Fachin sobre a liberdade de imprensa e o recado a Moraes

O óbvio de Fachin sobre a liberdade de imprensa e o recado a Moraes
8

Flávio compartilha diplomas após "equívoco" no currículo

Flávio compartilha diplomas após "equívoco" no currículo
9

TSE pede à PF investigação sobre filiação de Flávio à Missão

TSE pede à PF investigação sobre filiação de Flávio à Missão
10

EUA planejam ofensiva terrestre contra o narcotráfico

EUA planejam ofensiva terrestre contra o narcotráfico
1

Pedido de vista interrompe julgamento de Crivella no TRE-RJ

Pedido de vista interrompe julgamento de Crivella no TRE-RJ
2

Lula e Sheinbaum discutem proposta de Janja contra feminicídio

Lula e Sheinbaum discutem proposta de Janja contra feminicídio
3

Lindbergh aciona PF e pede acareação de Flávio e Renan

Lindbergh aciona PF e pede acareação de Flávio e Renan
4

Flávio declara R$ 8,1 milhões em bens à Justiça Eleitoral

Flávio declara R$ 8,1 milhões em bens à Justiça Eleitoral
5

PL ironiza Missão após Flávio registrar candidatura à Presidência

PL ironiza Missão após Flávio registrar candidatura à Presidência
6

Menino de 11 anos gasta poupança da família em cartões do Roblox

Menino de 11 anos gasta poupança da família em cartões do Roblox
7

Flávio diz que e-mails do Missão viraram “spam”

Flávio diz que e-mails do Missão viraram “spam”
8

Ruído do trânsito é associado a Alzheimer e Parkinson

Ruído do trânsito é associado a Alzheimer e Parkinson
9

Flávio Bolsonaro registra candidatura no TSE

Flávio Bolsonaro registra candidatura no TSE
10

Governo Lula notifica EUA sobre início de processo de reciprocidade contra tarifaço

Governo Lula notifica EUA sobre início de processo de reciprocidade contra tarifaço

Tags relacionadas

Absorção de vitaminas café Nutrientes
< Notícia Anterior

Orlando Tosetto na Crusoé: Onde mora a malcriada Democracia Bolivariana?

11.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Campanha global anti-Coca-Cola nas Olimpíadas

11.08.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Início

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.