Netanyahu parabeniza Kast por vitória no Chile: “Fortalecer a parceria”
Governo israelense tem reforçado aliança com países sul-americanos
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (foto), parabenizou nesta terça-feira, 16, a vitória de José Antonio Kast nas eleições presidenciais do Chile.
“Parabéns ao presidente eleito Jose Antonio Kast pela sua vitória. Israel espera trabalhar em estreita colaboração com você e com o Chile para aprofundar a cooperação em segurança, inovação, água, agricultura e crescimento econômico, a fim de fortalecer a parceria entre nossas duas democracias”, escreveu no X.
O governo de Israel tem reforçado sua aliança com países sul-americanos. O ministro das Relações Exteriores, Gideon Saar, discursou no Congresso paraguaio contra a presença de grupos terroristas no continente. Ele acusou o regime de Nicolás Maduro de servir como o principal “elo” na América do Sul entre grupos terroristas islâmicos.
José Antonio Kast
José Antonio Kast, de 59 anos, é um advogado, católico devoto, e pai de nove filhos.
Sua trajetória política foi marcada por derrotas eleitorais, sendo a mais recente nas eleições de 2017, quando ele perdeu para o atual presidente Gabriel Boric.
Nas eleições deste ano, ele se mostrou mais conciliador e até moderou suas posições, tentando agradar uma base eleitoral mais ampla, especialmente diante de uma candidata do Partido Comunista, como Jeannette Jara.
Desafios
O novo presidente terá como principais desafios recolocar o país como um dos mais seguros da América Latina, acelerar o crescimento da economia, combater a imigração descontrolada e buscar consenso com os setores adversários no Congresso.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o direitista chegou a lançar um ultimato aos imigrantes ilegais e fez uma contagem de dias para que eles deixassem o país voluntariamente.
A imigração em massa e a segurança pública são as principais preocupações dos chilenos. A taxa de homicídios, embora inferior em comparação com outros países latino-americanos, subiu nos últimos anos.
Os chilenos associam o aumento da criminalidade à entrada de estrangeiros em massa.
Na campanha, Kast adotou um discurso de tolerância zero com o crime e com os narcotraficantes.
Leia mais: Lula cumprimenta Kast por vitória no Chile
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)