NASA cancela caminhada espacial na ISS minutos antes da atividade
A agência espacial estadunidense já estava transmitindo ao vivo os preparativos para a saída dos astronautas quando teve que anunciar o cancelamento.
Um áudio vazado da Estação Espacial Internacional (ISS) na última quarta-feira, 12, levou a NASA a cancelar uma caminhada espacial que estava programada para está quinta-feira, 13.
No entanto, a agência espacial norte-americana esclareceu que o áudio era referente a um exercício simulado.
Os protagonistas desta história seriam os astronautas Tracy Dyson e Matt Dominick, que estavam escalados para realizar uma atividade extraveicular, também conhecida como caminhada espacial, nesta quinta-feira.
Infelizmente, os astronautas foram surpreendidos com o cancelamento da missão uma hora antes do previsto. Este acontecimento levanta várias questões sobre a preparação e os imprevistos nas missões espaciais.
O que causou o cancelamento da caminhada espacial na ISS?
Já vestindo seus trajes preparados para a ocasião, Dyson e Dominick foram informados sobre a suspensão da caminhada espacial, marcada para ser a EVA número 90 realizada por astronautas dos Estados Unidos na ISS.
A missão dos dois incluía a remoção de uma peça defeituosa e a coleta de amostras de microrganismos no exterior da estação.
Tais amostras são cruciais para estudos sobre como organismos vivos resistem e se reproduzem no espaço.
Como a NASA lidou com o imprevisto?
A NASA já estava transmitindo ao vivo os preparativos para a saída dos astronautas quando teve que anunciar o cancelamento.
A razão apresentada foi um “problema de desconforto no traje espacial“, detalhe que adicionou uma camada de complexidade ao ocorrido, embora não tenha especificado a qual dos astronautas o problema afetou.
Suni Williams, que recentemente chegou à ISS, auxiliou ambos a desequiparem-se após o anúncio.
Consequências do cancelamento
A programação da NASA inclui uma série de caminhadas espaciais e outras atividades que dependem estritamente de precisão e segurança.
Com o retorno de Williams e seu colega Butch Wilmore já programado para a próxima terça-feira, 18, ainda não está claro como este cancelamento afetará o cronograma da ISS e a logística de retorno dos astronautas.
Estes eventos destacam não apenas os desafios técnicos enfrentados em missões espaciais, mas também a importância de um planejamento flexível e adaptativo no ambiente extremo do espaço.
A comunidade científica e os aficionados por exploração espacial aguardam mais informações sobre os próximos passos da NASA e as medidas que serão tomadas para evitar futuros inconvenientes como este.
Cada missão traz consigo uma bagagem de aprendizados que impulsiona ainda mais o desenvolvimento de tecnologias e procedimentos.
Afinal, cada pequeno detalhe é crucial quando se trata da complexa dança de operações na órbita terrestre.
Fonte: Olhar Digital
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)