Musk protecionista?
Bilionário pede proteção contra montadora chinesa de carros elétricos
Elon Musk, conhecido por sua postura liberal-libertária, surpreendeu o mercado ao adotar um tom protecionista ao elogiar a eficiência das fabricantes chinesas de carros elétricos.
Durante a apresentação de resultados da Tesla na última semana, Musk destacou a competência chinesa e alertou para a necessidade de barreiras tarifárias contra a concorrência da BYD, sua principal rival, que recentemente ultrapassou a Tesla em venda.
Este posicionamento contrasta com sua atitude de 2011, quando minimizou a ameaça da BYD, descrevendo seus carros como feios e com tecnologia frágil. Agora Musk admite que a montadora chinesa evoluiu muito.
A BYD, impulsionada pelo apoio de Pequim à transição do mercado automotivo para veículos sem motor a combustão, tem se destacado no setor. Em 2023, a fabricante chinesa vendeu 1,57 milhão de veículos elétricos, um crescimento de 73% em relação a 2022, e adicionou 1,44 milhão de carros híbridos ao mercado. Com isso, ultrapassou a Tesla, que entregou 1,8 milhão de unidades no mesmo ano, e enfrenta uma queda de vendas prevista para 2024.
A Tesla, apesar de ainda liderar no segmento dos carros 100% elétricos em 2023, vê suas ações em declínio, acumulando uma queda de 26% desde o início do ano. Em contrapartida, a BYD expande suas fronteiras, marcando presença em 70 países e planejando a abertura de fábricas em mercados estratégicos, como Hungria e México, para contornar potenciais barreiras comerciais.
Na Europa, a investida da BYD desperta preocupações. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, mencionou a necessidade de defesa contra “práticas desleais” no mercado de carros elétricos, destacando a investigação europeia sobre os subsídios chineses ao setor. Enquanto isso, nos EUA, uma barreira tarifária de 27,5% protege o mercado americano da invasão chinesa, taxa estabelecida durante o governo Trump e mantida por Biden.
No Brasil, a BYD ganha terreno rapidamente. Em 2023, vendeu 10.274 carros elétricos, superando todas as outras marcas. A empresa discute a abertura de uma fábrica em Camaçari, Bahia, visando fortalecer sua presença no mercado brasileiro. Essa expansão tem sido facilitada pela isenção tarifária para elétricos e híbridos, embora o governo brasileiro planeje aumentar gradativamente os impostos sobre esses veículos até 2026.
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