Ministro iraniano admite “danos graves” às instalações nucleares
"Esses danos são graves e estudos especializados e decisões políticas estão sendo feitos simultaneamente", disse Abbas Araghchi
O ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou nesta quinta-feira, 26, que os ataques dos Estados Unidos e Israel às instalações nucleares causaram “danos graves”.
“ Esses danos são graves e estudos especializados e decisões políticas estão sendo feitos simultaneamente”, disse à tv estatal iraniana.
“Agora, o debate sobre a demanda por reparações e a necessidade de fornecê-las se tornou uma das questões mais importantes na agenda diplomática do país”, acrescentou.
A declaração foi feita após o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, dizer à RFI que o programa nuclear do Irã “sofreu enormes danos”.
No entanto, ele afirmou que as alegações de destruição total eram exageradas.
“Conhecemos essas instalações de dentro para fora. Essa é a diferença entre nós e o resto do mundo. Porque estamos lá. Era nosso trabalho diário, eu diria, inspecionar todas essas instalações, e assim podemos tirar conclusões bastante precisas, observando imagens de satélite e outras imagens, sobre o tipo de dano e as consequências do que aconteceu. Então, nesses locais, conhecemos muito bem a situação. Obviamente, temos que ir até lá, e não é fácil. Então, há escombros; não é mais uma instalação operacional”, disse.
Leia também: Trump anuncia cessar-fogo “completo e total” entre Israel e Irã
Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a dizer nesta quinta-feira, 26, que nada foi retirado das instalações nucleares iranianas bombardeadas.
“Os carros e caminhões pequenos no local eram de operários de concreto tentando cobrir a parte superior dos poços. Nada foi retirado das instalações. Levaria muito tempo, seria muito perigoso, além de ser muito pesado e difícil de mover!”, escreveu Trump na rede Truth Social.
A publicação foi realizada minutos depois de o secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, fazer uma observação semelhante em uma coletiva de imprensa no Pentágono.
“Não tenho conhecimento de nenhuma informação que eu tenha revisado que diga que as coisas não estavam onde deveriam estar — movidas ou não”, disse Hegseth.
Segundo o Financial Times, avaliações preliminares de inteligência fornecidas aos governos europeus apontam que o estoque de urânio enriquecido do Irã permanece praticamente intacto.
Citando autoridades europeias, o jornal disse o estoque iraniano de 408 quilogramas de urânio enriquecido não estava concentrado em Fordow.
Leia mais: Crusoé: O que sobrou em Fordow?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)