Ministro europeu fala em “abertura dos EUA” sobre tarifas
Ministro do Comércio da Irlanda conversou com homólogo americano, após Trump suspender as taxas por 90 dias
O ministro do Comércio da Irlanda, Simon Harris, reuniu-se nesta quarta-feira, 9, com o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, após Donald Trump anunciar a suspensão das tarifas recíprocas pelo período de 90 dias.
Segundo Harris, a União Europeia e os Estados Unidos estão dispostos a iniciar “negociações abrangentes” sobre o tema.
“ Transmiti nosso compromisso, por meio da UE, de nos engajarmos em negociações abrangentes que abordem uma ampla gama de questões. A reunião com o Secretário Lutnick confirmou minha opinião de que há uma abertura por parte dos Estados Unidos para se engajar em tal processo”, escreveu o ministro irlandês em comunicado.
“A Irlanda será uma voz para um engajamento calmo e construtivo”, acrescentou no X.
Os dois representantes conversaram sobre o comércio entre o bloco europeu e os Estados Unidos. Além disso, discutiram trocas para o setor farmacêutico.
Justificativa?
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que decidiu pausar as tarifas recíprocas sobre produtos de outros países pelo período de 90 dias “porque as pessoas estavam um pouco assustadas”.
Segundo o republicano, a suspensão servirá para acordos “justos” com todos os países.
“Um acordo pode ser feito com todo mundo, um acordo será feito com a China. Um acordo será feito com todo mundo. E serão acordos justos. Só quero justiça. Eles serão acordos justos. Mas eles não foram justos com os Estados Unidos. Eles estavam nos sugando e você não pode fazer isso… As pessoas se aproveitaram do nosso país e nos enganaram por décadas“, disse Trump.
Aos chineses, a Casa Branca elevou as tarifas adicionais sobre produtos importados do país asiático a 125%, com efeito imediato.
“A China quer fechar um acordo. Eles simplesmente não sabem como fazê-lo”, disse.
Recado do secretário
O secretário de Tesouro americano, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira, 9, que os Estados Unidos iniciarão as negociações com quatro países após o presidente Donald Trump determinar uma redução global a 10% das taxas recíprocas pelo período de 90 dias.
Bdisse que as primeiras conversas serão com representantes dos países mais atingidos pelas tarifas: Vietnã, Japão, Coreia do Sul e Índia.
“Não retalie e você será recompensado “, disse Bessent a jornalistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)