Mauro Vieira vai enfim negociar ‘tarifaço’ com governo Trump?
O chanceler brasileiro desembarcou em Nova York no domingo, 27, para participar de agendas na Organização das Nações Unidas (ONU)
Faltando poucos dias para o ‘tarifaço’ de Donald Trump entrar em vigor, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi enfim aos Estados Unidos.
O chanceler brasileiro desembarcou em Nova York no domingo, 27, para participar de agendas na Organização das Nações Unidas (ONU), programadas para segunda, 28, e terça-feira, 29.
Segundo a TV Globo, Vieira indicou que estaria nos EUA em sinal de disposição para o diálogo, mas só iria a Washington se o governo americano demonstrasse interesse em dialogar.
Caso o governo americano não se manifeste, Mauro Vieira retornará ao Brasil na quarta, 30.
Leia também: Lula não quer acordo com Trump
‘Tarifaço’ começa em 1º de agosto
O presidente americano Donald Trump afirmou no domingo que as novas tarifas comerciais entrarão em vigor em 1º de agosto, sem adiamentos. A decisão afeta todos os parceiros comerciais dos EUA — incluindo o Brasil — com exceção dos setores de aço e alumínio, já tarifados anteriormente.
“O 1º de agosto é para todo mundo”, disse Trump, ao reforçar que não haverá prorrogação para a entrada em vigor das novas cobranças.
Mais cedo, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, havia antecipado a fala do republicano em entrevista à emissora Fox News:
“Nada de prorrogações, nem mais períodos de carência. 1º de agosto. As tarifas estão definidas. Elas entrarão em vigor, a alfândega começará a cobrar, e lá vamos nós.”
Segundo Lutnick, há abertura para negociações mesmo após o início da vigência:
“Obviamente, depois de 1º de agosto, as pessoas ainda podem conversar com o presidente Trump. […] Se conseguirão agradá-lo, é outra história”.
Leia também: Tarifa de Trump: o que Lula quer?
Tarifa de 50% sobre produtos do Brasil
O Brasil é um dos países mais afetados pelo tarifaço de Trump.
Em 9 de julho, o presidente americano anunciou, em carta enviada ao presidente Lula, a imposição de tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. Segundo Trump, a medida tem motivações políticas e comerciais.
“[A decisão foi tomada] em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”, escreveu Trump.
“[Isso ocorreu] como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro.”
Ainda na carta, Trump voltou a mencionar o ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que ele é alvo de uma “caça às bruxas”.
Leia também: Lula: “Se o Trump tivesse me ligado, eu explicaria a situação do Bolsonaro”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
JORGE LIMA DAOU
28.07.2025 15:58Mauro Vieira é um craque! Conseguiu arranjar encrenca com TRump e Maduro, simultaneamente!!!!! e com a participação especial de Celso Amorim!
Marcia Elizabeth Brunetti
28.07.2025 08:53Essa era a hora do presidente estar lá . Mas Lula não tem competência . Prefere ir para a Rússia fazer discursos populistas.
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
28.07.2025 08:32Negociar com quem? Nessa altura do campeonato quem vai querer receber ele? Com as pré condições para iniciar as negociações? Vai ser difícil....
Marian
28.07.2025 08:06Too late. Partiu OTAN! CEM POR CENTO, a partir de 1. de setembro. Ah, agosto começa sexta feira....