Mario Sabino, na Crusoé: o dia em que Gorbatchov terminou em pizza
Na Crusoé desta semana, Mario Sabino fala sobre o último líder da União Soviética, Mikhail Gorbatchov (foto), que morreu nesta semana, aos 91 anos. "Mikhail Gorbatchov, morto aos 91 anos, passará à história como o homem que projetou duas imagens diametralmente opostas, a depender da geografia"...
Na Crusoé desta semana, Mario Sabino fala sobre o último líder da União Soviética, Mikhail Gorbatchov (foto), que morreu nesta semana, aos 91 anos.
“Mikhail Gorbatchov, morto aos 91 anos, passará à história como o homem que projetou duas imagens diametralmente opostas, a depender da geografia. No Ocidente, é visto como o dirigente que, ao tentar modernizar a economia da União Soviética, implodiu-a (e o verbo nunca foi tão apropriado), permitindo que as repúblicas que a integravam conquistassem a independência da Rússia e que a Alemanha se reunificasse e rompendo a Cortina de Ferro na Europa.”
“[…] Para boa parte dos cidadãos russos, contudo, a imagem de Mikhail Gorbatchov é a do homem que relegou a Rússia ao papel de potência de segundo time, humilhou o país frente aos americanos e aos europeus ocidentais, jogou a Rússia na instabilidade política e numa crise econômica que fazia a penúria soviética parecer um oásis de abundância.”
“[…] Durante a sua vida pós-União Soviética, Gorbatchov tentou conciliar as suas duas imagens, no que deve ter sido um tormento existencial. […] Essa dualidade de imagens serviu de tema a um comercial de televisão, em 1997, considerado um dos mais bizarros da história da propaganda — e também um dos momentos mais emblemáticos da biografia de Gorbatchov. Naquele ano, apesar de meses de relutância, ele aceitou participar de um filmete da cadeia americana Pizza Hut, que havia instalado uma das suas lojas na Praça Vermelha, em Moscou.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)