Líderes mundiais prestam homenagens ao papa Francisco
"Rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos", disse Volodymyr Zelensky, entre outros políticos que homenagearam o pontífice no dia de sua morte

A morte do papa Francisco deflagrou uma série de homenagens de líderes e chefes de estado por todo o mundo.
“Ele sabia como dar esperança, aliviar o sofrimento por meio da oração e promover a unidade. Rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos”, destacou Volodymyr Zelensky.
Veja abaixo algumas das reações.
Volodymyr Zelensky
“Milhões de pessoas em todo o mundo lamentam a trágica notícia do falecimento do Papa Francisco. Sua vida foi dedicada a Deus, às pessoas e à Igreja.
Ele sabia como dar esperança, aliviar o sofrimento por meio da oração e promover a unidade. Rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos. Lamentamos juntos os católicos e todos os cristãos que buscaram apoio espiritual no Papa Francisco. Memória eterna!”
Emmanuel Macron, presidente da França
“De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco queria que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Que ela una as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança cresça continuamente além dele.
Minha esposa e eu enviamos nossos pensamentos a todos os católicos, ao mundo enlutado.”
Keir Starmer, primeiro-ministro britânico
“Eu me junto a milhões em todo o mundo para lamentar a morte de Sua Santidade o Papa Francisco.
Sua liderança em um momento complexo e desafiador para o mundo e a Igreja era muitas vezes corajosa, mas sempre veio de um lugar de profunda humildade.
O Papa Francisco era um papa para os pobres, os oprimidos e os esquecidos. Ele estava perto das realidades da fragilidade humana, encontrando cristãos em todo o mundo enfrentando guerra, fome, perseguição e pobreza. No entanto, ele nunca perdeu a esperança alimentada pela fé de um mundo melhor.
Essa esperança era o coração de seu papado. Sua determinação de viver visivelmente sua fé inspirou pessoas em todo o mundo a ver novamente os ensinamentos de misericórdia e caridade da Igreja.
Com sua morte, somos lembrados mais uma vez de seu chamado para cuidar uns dos outros em diferentes religiões, origens, nações e crenças.
Meus pensamentos estão com os católicos em todo o mundo e com a Igreja Católica Romana. Que Sua Santidade Descanse em paz.”
Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana
“O Papa Francisco retornou à casa do Pai. Esta é uma notícia que nos entristece profundamente, pois um grande homem e um grande pastor nos deixa. Tive o privilégio de desfrutar de sua amizade, seus conselhos e seus ensinamentos, que nunca falharam, mesmo nos momentos de provação e sofrimento. Nas meditações da Via Sacra, ele nos lembrou o poder do dom, que faz tudo florescer novamente e é capaz de reconciliar o que aos olhos do homem é irreconciliável. E pediu ao mundo, mais uma vez, a coragem de mudar de rumo, de seguir um caminho que ‘não destrói, mas cultiva, repara, protege’. Caminharemos nessa direção, para buscar o caminho da paz, perseguir o bem comum e construir uma sociedade mais justa e equitativa. Seus ensinamentos e seu legado não serão perdidos. Saudamos o Santo Padre com o coração cheio de tristeza, mas sabemos que ele agora está na paz do Senhor.”
Javier Milei, presidente da Argentina
“ADEUS
Foi com profunda tristeza que soube nesta triste manhã que o Papa Francisco, Jorge Bergoglio, faleceu hoje e agora descansa em paz. Apesar das diferenças que hoje parecem pequenas, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim. Como Presidente, como argentino e, fundamentalmente, como homem de fé, despeço-me do Santo Padre e estou ao lado de todos nós que hoje lidamos com esta triste notícia.
QEDP [que descanse em paz]”
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
“Hoje, o mundo lamenta o falecimento do Papa Francisco.
Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos afortunados.
Meus pensamentos estão com todos que sentem essa profunda perda.
Que eles encontrem consolo na ideia de que o legado do Papa Francisco continuará a nos guiar em direção a um mundo mais justo, pacífico e compassivo.“
Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol
“Lamento o falecimento do Papa Francisco. Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis deixa um legado profundo.
Descanse em paz.”
Viktor Orbán, primeiro-ministro húngaro
“Lamentamos o falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco – um pastor que liderou com coragem e fé inabalável. Por duas vezes, tivemos a honra de recebê-lo na Hungria. Sua oração à Bem-Aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora da Hungria, ainda ressoa: “Infundi nos corações dos povos e dos líderes das nações o desejo de construir a paz”. Honraremos seu legado. Que ele descanse em paz eterna.”
Miguel Díaz-Canel, ditador cubano
“Lamentamos profundamente o falecimento do inesquecível Papa Francisco.
As demonstrações de afeto e cordial proximidade que ele transmitia aos nossos compatriotas eram sempre retribuídas pelos cubanos.”
Lula, presidente do Brasil
“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.
Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.
Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.
Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e de sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.
Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.
O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.”
Gabriel Boric, presidente do Chile
“O Papa Francisco, que fez um esforço genuíno para aproximar a Igreja das pessoas em um mundo onde a espiritualidade parece ter ficado em segundo plano, faleceu. Mas justiça social é transcendência, e foi assim que Bergoglio a viveu e ensinou.
Obrigado por isso. Um abraço a todos que professam a fé católica e em especial ao povo argentino.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)