Líderes europeus reagem à cúpula Trump-Putin sem acordo de cessar-fogo
Macron diz ser “vital” manter apoio à Ucrânia e alerta para “tendência bem estabelecida da Rússia de não honrar compromissos”
Líderes europeus se manifestaram sobre a reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ditador russo, Vladimir Putin, realizada na sexta-feira, 15, no Alasca.
O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou em publicação nas redes sociais ser “vital” continuar apoiando a Ucrânia e manter a pressão sobre a Rússia, e lembrou a “tendência bem estabelecida da Rússia de não honrar seus próprios compromissos”.
Afirmou ainda que “qualquer paz duradoura deve ser acompanhada por garantias de segurança inabaláveis. Eu saúdo, a esse respeito, a prontidão dos Estados Unidos em contribuir. Trabalharemos nisso com eles e com todos os nossos parceiros na Coalizão dos Dispostos, com quem nos encontraremos novamente em breve, para fazer progressos concretos”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, agradeceu a Trump pela atualização sobre as negociações e acrescentou:
“Garantias de segurança fortes que protejam os interesses vitais de segurança da Ucrânia e da Europa são essenciais.”
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, disse que as conversas no Alasca abriram um “raio de esperança” para a paz na Ucrânia:
“Finalmente se abre uma brecha para discutir a paz na Ucrânia. A Itália está fazendo a sua parte junto com seus aliados ocidentais.”
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, compartilhou a declaração da Comissão Europeia nas redes sociais e afirmou que os líderes “receberam com satisfação os esforços do presidente Trump para deter a matança na Ucrânia”.
Zelensky se reunirá com Trump nos EUA
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, informou neste sábado que viajará a Washington na segunda-feira, 18, para conversar com Trump, após a cúpula americana com Putin não ter resultado em um cessar-fogo.
Zelensky disse que Trump o convidou em uma ligação de mais de uma hora e meia, na qual autoridades da União Europeia e da Otan também participaram.
No X, o presidente ucraniano afirmou que ele e Trump devem “discutir todos os detalhes sobre o fim da matança e da guerra”, e acrescentou: “Sou grato pelo convite”.
Após a conversa, Trump classificou o dia como “um ótimo e muito bem-sucedido dia no Alasca” em sua rede Truth Social. Segundo ele, tanto a reunião com Putin quanto as ligações com Zelensky e os europeus “correram muito bem”.
Trump confirmou a visita do ucraniano a Washington e disse que, “se tudo der certo”, ocorrerá um novo encontro com Putin.
A cúpula de sexta-feira terminou sem a obtenção de um cessar-fogo. Trump afirmou que “não há um acordo até haver um acordo” e que houve “grande progresso hoje, mas não chegamos lá ainda”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Ariadne
16.08.2025 15:07Não vejo nenhum "raio de esperança" em relação a Trump e Putin! Enquanto Trump insiste em ter o ditador russo a seu lado, o ditador sanguinário ganha tempo e avançando contra a Ucrânia. Não é guerra! Estamos vendo o extermínio de uma nação. O admirável povo Ucraniano vivia em paz...