Leão XIV restaura símbolos papais descartados por Francisco
Robert Francis Prevost resgatou vestes tradicionais e símbolos deixados de lado em razão da simplicidade de Bergoglio
Em sua primeira aparição como papa Leão XIV, o americano Robert Francis Prevost retomou de itens tradicionais usados por pontífices que tinham sido deixados de lado pelo seu antecessor, Francisco.
Da Sacada Central da Basílica de São Pedro, Leão XIV vestia a tradicional estola, uma mozeta vermelha – a capa curta que cobre os ombros, um cinto dourado que prendia em seu pescoço e o Anel do Pescador, um símbolo de sua autoridade papal.
Emocionado, o pontífice agostiniano saudou os fiéis com uma mensagem de paz e agradeceu a Francisco por seu legado.
A paz esteja com todos vocês”.
“Obrigado ao Papa Francisco. Agradeço aos irmãos cardeais que me escolheram como sucessor de Pedro. Caminhando juntos, como Igreja unida, buscaremos sempre a paz e a justiça, trabalhando sempre fielmente a Jesus Cristo, sem medo de anunciar o Evangelho e ser missionários.” afirmou.
Simplicidade
O papa Francisco optou por abrir mão de alguns símbolos e vestimentas tradicionais do papado.
O objetivo de Bergoglio era transmitir uma imagem de humildade e simplicidade.
A escolha do nome Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis, conhecido pela vida de pobreza e desapego, refletiu essa intenção desde o início de seu pontificado.
Leia mais: “O papa que nem todo mundo pediu a Deus”
Primeiro agostiniano
O cardeal americano nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, nos Estados Unidos.
Francis Prevost é membro da Ordem de Santo Agostinho.
Por muitos anos, o novo pontífice foi bispo no Peru.
Em 2023, ele foi nomeado pelo papa Francisco como Prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos cargos mais importantes da Cúria Romana. Sua função era escolher e supervisionar os bispos em todo o mundo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Marian
08.05.2025 23:18Ao se mudar para Santa Marta, o Papa Francisco trouxe uma despesa a mais para o Vaticano, porque toda a estrutura de um chefe de Estado o acompanhou. Creio que a humildade saiu muito caro. Leão XIV está certo.
Daniela_RS
08.05.2025 21:55A verdadeira humildade está em seguir a Tradição, com obediência e simplicidade. Não em promover rupturas. O Papa Francisco, apesar das aparências, promoveu muitas rupturas em seu pontificado. Que Leão XIV não siga o exemplo de seu predecessor.
Daniela_RS
08.05.2025 21:54Que bom que o novo Papa, Leão XIV, retomou os símbolos tradicionais que a suposta simplicidade de Francisco quis ostracizar