Khamenei reaparece na TV e diz que venceu EUA e Israel
Após duas semanas escondido em bunker, líder do Irã declara vitória
O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, apareceu na televisão estatal iraniana nesta quinta, 26, pela primeira vez desde o início da “Guerra de 12 Dias” contra Israel.
Sentado diante de uma cortina marrom e visivelmente mais abatido que em sua última aparição, em 19 de junho, Khamenei declarou: “A República Islâmica foi vitoriosa e, em retaliação, deu um tapa no rosto da América”.
O pronunciamento foi feito após o cessar-fogo mediado pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
O aiatolá também afirmou que os americanos só intervieram no conflito “porque sentiram que, se não o fizessem, o regime sionista seria totalmente destruído”, mas, segundo ele, “não obtiveram nenhum ganho com essa guerra”.
A mensagem foi a primeira manifestação pública de Khamenei desde que se refugiou em um bunker no subúrbio militar de Lavizan, em Teerã, após ataques israelenses que atingiram instalações nucleares e mataram oficiais e cientistas do regime.
Sua ausência gerou questionamentos inclusive na TV estatal iraniana.
Fontes ouvidas pelo New York Times indicam que o líder de 86 anos orientou aliados a evitar comunicações eletrônicas e nomeou três clérigos como possíveis sucessores.
Na fala transmitida pela TV, Khamenei também mencionou o ataque iraniano a uma base americana no Catar, na segunda, 24, como símbolo da “retaliação vitoriosa”.
A ofensiva, no entanto, não causou vítimas ou danos significativos.
O tom triunfalista do líder iraniano, no entanto, foi amplamente ironizado nas redes sociais (foto).
Usuários destacaram o contraste entre o discurso e o fato de Khamenei ter passado duas semanas em reclusão, sem contato com a população, enquanto sua retaliação contra alvos israelenses e americanos foi, na prática, ínfima.
Khamenei já havia declarado “vitória” em sua conta oficial no X (ex-Twitter):
“Parabenizo pela vitória do nosso querido Irã sobre o regime dos EUA. […] Entrou na guerra para tentar salvar esse regime, mas não conseguiu nada”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Maria Aparecida Visconti
26.06.2025 16:21só ele acredita nisso
MARCOS
26.06.2025 12:15KKKKK.