Khamenei ameaça EUA e Israel
Líder iraniano diz que intervenção americana trará “danos irreparáveis”
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fez nesta quarta, 18, um pronunciamento televisionado em resposta direta às ameaças do presidente americano Donald Trump.
A declaração foi transmitida pela televisão estatal iraniana, com uma imagem fixa do líder religioso, e marca sua segunda manifestação pública desde o início dos confrontos diretos com Israel.
O aiatolá rejeitou a exigência de rendição feita por Trump. “A nação iraniana não é de se render”, disse.
Em seguida, advertiu: “Os americanos devem saber que qualquer intervenção militar da sua parte resultará certamente em danos irreparáveis”.
Segundo Khamenei, “aqueles que conhecem a história do Irã sabem que os iranianos não respondem bem à linguagem da ameaça”.
Em referência ao conflito em curso com Israel, o líder iraniano afirmou: “Israel cometeu um grande erro ao atacar o Irã e será punido por isso”.
Ele também disse que “as pessoas não esquecerão o sangue das vítimas derramado nos ataques israelenses”.
O conflito já dura seis dias e, de acordo com balanços oficiais, deixou mais de 240 mortos.
No mesmo discurso, Khamenei declarou que “a nação iraniana se opõe firmemente a uma guerra imposta, tal como se oporá firmemente a uma paz imposta”. E completou: “Esta nação nunca se renderá à imposição de quem quer que seja”.
Em mensagens publicadas nas redes sociais, ele voltou a atacar Israel e os Estados Unidos. Em uma delas, escreveu: “Devemos dar uma resposta forte ao regime terrorista sionista. Não mostraremos misericórdia aos sionistas”.
Em outra, invocou o simbolismo religioso do islamismo xiita ao afirmar: “Em nome do nobre Haidar, a batalha começa”.
As falas ocorreram um dia após Trump afirmar, em rede social, que sabia “exatamente onde se esconde o chamado ‘líder supremo’” e que ele era “um alvo fácil”, embora tenha dito que não ordenaria sua morte “por enquanto”.
O presidente americano também exigiu a “rendição incondicional” do Irã.
O pronunciamento de Khamenei foi lido por um apresentador da televisão estatal, sem que ele aparecesse em vídeo, o que não foi explicado pelas autoridades iranianas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
18.06.2025 09:55Um choque de realidade até para outras ditaduras. Ameaça sem bomba não é nada. Onde estão os parceiros do regime?