Israel bombardeia um dos principais portos do Irã
Região de Bandar Abbas, ponto estratégico no estreito de Ormuz, foi alvo de ataques aéreos israelenses

O Exército de Israel anunciou na madrugada deste domingo (horário local), 22, que intensificou os ataques contra alvos militares iranianos e atingiu instalações de armazenamento de armas e drones na região de Bandar Abbas, um dos principais portos do Irã.
Em nota, as Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que os bombardeios miraram depósitos usados para armazenar drones explosivos, além de estruturas associadas ao armamento iraniano.
De acordo com o porta-voz militar israelense, general de brigada Effie Defrin, a Força Aérea “continua a atacar sistematicamente a cadeia de comando de drones” e já destruiu cerca de 950 equipamentos antes que fossem lançados.
Segundo a Guarda Revolucionária do Irã, os ataques também tinham como alvo navios de guerra atracados no porto. Agências iranianas relataram a ativação de sistemas de defesa aérea em Bandar Abbas e explosões nos portos de Shahid Rajaee, Bandar Lengeh e no píer Shahid Bahonar.
Ainda neste sábado, Israel lançou ataques contra a cidade de Shiraz, no sul do país, onde há bases militares. A agência de notícias iraniana Mehr informou que “defesas aéreas foram ativadas em zonas da cidade para combater alvos hostis e aeronaves sionistas”.
Outro bombardeio atingiu uma base militar na província de Qom, ao sul de Teerã.
Nas primeiras horas de sábado, 30 aviões de combate israelenses atingiram dezenas de alvos militares na região de Ahvaz, no sudoeste do Irã. A agência Fars relatou explosões em várias partes da província de Khuzistão, com colunas de fumaça visíveis nas cidades de Ahvaz e Mahshahr.
Também foram registrados bombardeios nas cidades de Marvdasht, Tabriz, Salmas, Babol, Sanandaj, Kermanshah, Qom e Isfahan, segundo o Iran International.
As FDI afirmam ter destruído um depósito de lançadores de mísseis já utilizados em ataques contra Israel.
Leia também: Khamenei indica três possíveis sucessores, diz NYT
Tráfico de armamentos
Em abril, Bandar Abbas já havia sido palco de uma explosão de grandes proporções no setor Shahid Rajaee, principal terminal de contêineres do país. O incidente deixou ao menos 60 mortos e mais de 700 feridos.
Segundo a emissora israelense KAN, a área era utilizada pela Unidade 190 da Força Quds da Guarda Revolucionária para armazenar armas e enviar componentes de mísseis balísticos aos houthis, no Iêmen. Israel nega envolvimento.
Neste sábado, o governo israelense confirmou ter eliminado Behnam Shahriyari, comandante da Unidade 190, em um ataque separado.
Leia ainda: FDI detalham ataque “em grande escala” contra central nuclear no Irã
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)