Iranianos radicais festejam ataque a Salman Rushdie
Iranianos ligados ao regime de Ali Khamenei (foto) publicaram mensagens nas redes sociais comemorando o ataque contra o escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie nesta sexta-feira, 12...
![Iranianos radicais festejam ataque a Salman Rushdie](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2022/08/Ali-Khamenei-com-retrato-de-Khomeini-1024x683.jpeg)
Iranianos ligados ao regime de Ali Khamenei (foto) publicaram mensagens nas redes sociais comemorando o ataque contra o escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie nesta sexta-feira, 12.
Rushdie foi esfaqueado hoje durante um evento no estado de Nova York, quando se preparava para dar uma palestra, e ainda está passando por uma cirurgia.
Em diversos lugares, a imagem do autor do ataque ao escritor —preso e identificado como Hadi Matar, de 24 anos— foi publicada com a palavra “ghazi”, que quer dizer mártir.
Uma agência de notícias estatal, a Irna, comentou o ataque, referindo-se a Rushdie como um “apóstata” que escreveu um “livro blasfemo”. Outra agência estatal, a Fars, também o chamou de “apóstata” e afirmou que ele teria sido atacado por seus livros de conteúdo antirreligioso.
A Fars publicou o texto da fatwa do aiatolá Khomeini, de 1989, em que o líder supremo diz ser obrigação dos muçulmanos tentar matar Rushdie e os editores do livro “Versos Satânicos”.
LEIA AQUI a reportagem de Duda Teixeira na Crusoé; assine a revista e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)