Irã lança nova onda de ataques contra Israel
Forças de Defesa de Israel (FDI) detectaram barragem de mísseis balísticos lançados pelo regime iraniano nesta segunda, 16

O Irã lançou uma nova rodada de bombardeios de mísseis balísticos contra Israel na noite desta segunda-feira, 16, segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI)
“Milhões de israelenses estão correndo para abrigos antiaéreos novamente devido aos disparos de foguetes do Irã”, publicou no X.
As FDI orientaram os civis a se abrigarem em bunkers e permanecerem nas estruturas de proteção até um novo aviso.
“Há pouco tempo, alertas foram ativados em diversas áreas do país após a descoberta de mísseis lançados do Irã em direção ao território do Estado de Israel. O público é solicitado a obedecer às instruções do Comando da Frente Interna. Neste momento, a Força Aérea está trabalhando para interceptar e atacar onde for necessário para eliminar a ameaça. A defesa não é hermética e, portanto, as instruções do Comando da Frente Interna devem continuar sendo seguidas”, diz o perfil da Força Aérea Israelense (IAF, na sigla em inglês).
De acordo com a mídia iraniana, os ataques terão como alvo as cidades de Tel Aviv e Haifa.
Mais cedo, o exército israelense abateu dois caças F-14 iranianos que se preparavam para interceptar aviões de guerra de Tel Aviv.
Desde a sexta, 13, o Irã tem atacado áreas civis de Israel, com oito mortes registradas.
Leia mais: Netanyahu compara programa nuclear do Irã a câncer: “Você o elimina”
Baixas iranianas
As Forças de Defesa de Israel afirmam ter destruído mais de 120 lançadores de mísseis balísticos iranianos desde o início do conflito.
Segundo as forças, isso representa um terço do que tinha o Irã.
As FDI dizem também que cerca de 50 caças e drones identificaram e atingiram locais de armazenamento de mísseis e centros de comando, onde soldados iranianos estavam reunidos para lançar os mísseis.
O porta-voz das FDI, brigadeiro-general Effie Defrin, ainda confirmou em coletiva de imprensa que a Força Aérea de Israel estabeleceu “total superioridade aérea” sobre Teerã, como vinha mostrando O Antagonista no fim de semana.
Além disso, quatro oficiais de inteligência do Irã, incluindo o chefe da Organização de Inteligência do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC), brigadeiro-general Mohammad Kazemi, foram mortos em um ataque da Força Aérea Israelense em Teerã no domingo, 15.
Na quinta, 12, Israel eliminou os principais líderes militares iranianos: Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Mohammad Bagheri, chefe das Forças Armadas do país, Gholam Ali Rashid, o comandante do Khatam al-Anbiya (Comando de Emergência), e Amir Ali Hajizadeh, comandante da Força Aérea da IRGC.
Leia também: “Não há intenção de agredir fisicamente os moradores de Teerã”, diz Israel
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)