Irã lança mísseis contra Israel após ataques dos EUA
Tel Aviv, Haifa e regiões ao sul do país foram atingidas
Após bombardeios dos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas, o Irã lançou múltiplos ataques com mísseis contra Israel na manhã deste domingo, 22. Tel Aviv, Haifa e regiões ao sul do país foram atingidas. Pelo menos 23 pessoas ficaram feridas, segundo a polícia e serviços de resgate.
Em Tel Aviv, diversos prédios residenciais em Ramat Aviv foram gravemente danificados, com fachadas perfuradas por estilhaços.
A polícia confirmou ataques em Haifa, no norte, e em Ness Ziona, ao sul de Tel Aviv. Em Haifa, uma praça pública ficou coberta por destroços, e lojas e residências próximas sofreram grandes danos.
O chefe do serviço de resgate Magen David Adom, Eli Bin, informou que 23 pessoas ficaram feridas em todo o país, sendo duas em estado moderado e as demais com ferimentos leves.
O Exército israelense comunicou que duas ondas de mísseis foram lançadas contra o país por volta das 7h30 (horário local). Sirenes soaram em várias regiões, acionando as defesas aéreas, que provocaram fortes explosões ouvidas em Tel Aviv e Jerusalém.
Fragmentos de armamentos caíram em áreas ao norte, incluindo o porto de Haifa, onde equipes de emergência foram acionadas para atender um “local de acidente”.
Desde o início do conflito com o Irã, em 13 de junho, foram registrados oficialmente ao menos 50 impactos de mísseis em Israel, que deixaram 25 mortos. Tel Aviv, Beersheba e Haifa são os alvos mais frequentes.
O Exército israelense informou que seus sistemas de defesa interceptaram até agora mais de 450 mísseis e cerca de 1.000 drones.
Em comunicado divulgado pela agência Fars, as Forças Armadas iranianas afirmaram que a “vigésima onda da Operação Promessa Honesta 3” foi deflagrada após os ataques dos EUA.
Leia também: Irã reage a ataque dos EUA: “Agora a guerra começou para nós”
Pronunciamento de Trump
Em pronunciamento na Casa Branca, Trump afirmou que o objetivo do ataque contra o Irã foi eliminar a capacidade de enriquecimento nuclear do país. Ele alertou que, caso Teerã não busque a paz, novos bombardeios ocorrerão “com precisão, velocidade e habilidade”.
“As principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã foram completa e totalmente destruídas. O Irã, o valentão do Oriente Médio, deve agora fazer a paz. Se não o fizer, futuros ataques serão muito maiores e bem mais fáceis”, disse Trump.
Ao seu lado estavam o vice-presidente J.D. Vance, o secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário de Defesa, Pete Hegseth.
“Por 40 anos, o Irã tem dito: ‘Morte à América, morte a Israel.’ Nosso objetivo era a destruição da capacidade de enriquecimento nuclear do Irã e a interrupção da ameaça nuclear representada pelo maior patrocinador estatal do terrorismo no mundo”, acrescentou.
“Haverá paz ou haverá tragédia para o Irã, muito maior do que testemunhamos nos últimos oito dias. Lembrem-se, há muitos alvos restantes. O de hoje foi o mais forte de todos, de longe, e talvez o mais letal. Mas se a paz não vier rapidamente, iremos atrás desses outros alvos com precisão, velocidade e habilidade. A maioria deles pode ser eliminada em questão de minutos”, completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)