Irã diz ter atingido caça dos EUA sobre o Estreito de Hormuz
Anúncio foi feito horas depois de Trump ter dado ultimato para a reabertura do estreito
A Força Aérea do Irã afirmou neste domingo, 22, que um caça F-15 americano foi atingido próximo à ilha de Hormuz. O anúncio foi feito horas depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter dado um ultimato para a reabertura do estreito.
A mídia estatal do país divulgou imagens infravermelhas do caça lançando iscas incandescentes, tática usada para tentar despistar mísseis com sensores de calor.
As imagens não confirmam se o avião foi atingido. O Comando Central das Forças Armadas dos EUA ainda não se manifestou.
A Guarda Revolucionária do Irã afirmou que a aeronave foi detectada e alvejada por sistemas de defesa aérea terra-ar sobre o sul do país.
“Um caça F-15 inimigo foi atingido após ser detectado nos céus do sul do país, próximo à ilha de Ilha de Hormuz. Investigações sobre o destino da aeronave continuam”, diz o comunicado divulgado pelas agências estatais Irna e Tasnim.
Ainda não se sabe a qual país o jato pertence, já que tanto os EUA quanto Israel operam o modelo F-15. Nenhum dos dois governos comentou o incidente até a última atualização desta reportagem.
O episódio ocorre poucos dias após a Guarda Revolucionária afirmar ter atingido um caça F-35 dos EUA, que precisou fazer um pouso de emergência em uma base americana no Oriente Médio. Até agora, nenhum piloto americano ou israelense foi confirmado ferido na atual fase do conflito.
O confronto entre EUA, Israel e Irã entrou neste domingo no 23º dia, com trocas diárias de bombardeios que atingem territórios iranianos e israelenses.
Dezenas de aeronaves americanas e israelenses, incluindo F-15, sobrevoam o espaço aéreo do Irã e do Golfo Pérsico para vigilância e ataques.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)