Impactos ambientais e preocupações dos agricultores travam acordo entre UE e Mercosul
Descubra por que a negociação do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul encontra obstáculos. Agricultores europeus e questões ambientais são principais desafios.
Durante a sessão parlamentar de quarta-feira (7), o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, afirmou que as condições necessárias para a concretização de um acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o bloco sul-americano Mercosul ainda não foram atendidas.
“A avaliação da Comissão é que as condições para a conclusão do acordo Mercosul não foram cumpridas”, declarou Sefcovic. A declaração foi feita em meio a um cenário de intensos debates políticos e contestações por parte de agricultores europeus.
Descontentamento dos Agricultores Europeus
O planejado acordo de livre comércio, que se arrasta por mais de duas décadas, tem sido objeto de intensa polêmica nas últimas semanas. A maior parte da resistência vem dos agricultores europeus, que alegam estar sendo prejudicados por importações baratas vindas dos países que integram o Mercosul. Os agricultores argumentam ainda que estes países não respeitam os eficientes padrões ambientais impostos pela Europa.
Impasse na negociação do acordo
Os agricultores europeus têm sido vozes bastante ativas na condenação do acordo proposto, enfatizando a suposta injustiça de terem de competir com produtores agrícolas sul-americanos que não são submetidos aos mesmos exigentes regulamentos de proteção ambiental residentes na Europa. Este fator tem sido um grande impeditivo para a conclusão do acordo.
Vale ainda ressaltar que, não são apenas os agricultores que demonstraram preocupação com o acordo proposto. Grupos ambientais também estão alarmados com o potencial impacto da expansão da agricultura sul-americana, particularmente o desmatamento decorrente das práticas agropecuárias na Amazônia.
A conclusão de um acordo livre comércio entre os blocos europeu e sul-americano esbarra dessarte, não só em fatores econômicos, mas também em questões ambientais e sociais que, cada vez mais, ganham importância no cenário global.
Em uma era de crescente preocupação com o meio ambiente e com as mudanças climáticas, acordo entre blocos econômicos como UE e Mercosul devem levar em conta não apenas fatores econômicos, mas também suas implicações ambientais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)