Grupo de autoridades brasileiras deixa Israel pela fronteira com a Jordânia
Comitiva formada por 12 pessoas está no território jordaniano em deslocamento a local onde pegará avião para retornar ao Brasil
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informou nesta segunda-feira, 16, que, nesta manhã, uma comitiva de gestores municipais brasileiros que estava retida em Israel devido à escalada do conflito entre o país e o Irã chegou em segurança à Jordânia.
A comitiva ultrapassou por ônibus a fronteira e está em deslocamento a outro local onde pegará avião para retornar ao Brasil.
“Durante o fim de semana, a CNM articulou junto ao governo federal e à Embaixada da Jordânia, solicitando apoio das autoridades locais com a possível saída dos gestores brasileiros por aquele país. A entidade mantém contato permanente com os mesmos, por meio de seu tesoureiro, e segue prestando todo o suporte necessário”, acrescenta a Confederação, em nota.
O grupo é formado por 12 indivíduos, incluindo prefeitos, vices e secretários municipais. Segundo o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), eles faziam parte de uma delegação brasileira com 18 integrantes e são os que optaram por retornar ao Brasil por conta própria em um voo particular, organizado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).
“Os outros seis permanecem em Israel e se somam ao grupo do Consórcio Brasil Central, que reúne 22 autoridades estaduais, incluindo o governador de Rondônia. O Itamaraty trabalha com autoridades israelenses para viabilizar a retirada desse grupo nos próximos dias“.
Ainda de acordo com Nelsinho, “o governo avalia alternativas para o retorno dos integrantes restantes, inclusive por meio de voos comerciais, com apoio logístico e financeiro do governo de Israel”. Desde o início, pontua o congressista, as passagens dessas missões foram custeadas por Israel.
“A Comissão de Relações Exteriores também acompanha a situação de 56 brasileiros – entre jovens e adultos – em missão religiosa na Galileia [em Israel]. Já solicitamos sua inclusão nas tratativas de repatriação. Trabalhamos para que todos voltem em segurança para casa”, conclui o senador.
Conflito Israel-Irã
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira, 16, que a Força Aérea israelense já “controla os céus de Teerã”.
“A Força Aérea israelense controla os céus de Teerã. Atacamos alvos do regime – não civis. Essa é a diferença entre nós e o regime terrorista do Irã, que visa assassinar mulheres e crianças. Em nome do povo de Israel, eu te saúdo. Você traz a vitória”, escreveu o premiê israelense no X durante visita à base aérea de Tel Nof, no centro do país.
Netanyahu afirmou ainda que “esta é uma mudança em toda a campanha”.
Segundo o primeiro-ministro, Israel está “a caminho” de atingir seus objetivos de destruir as ameaças nucleares e de mísseis balísticos do Irã.
Confira a lista de 12 brasileiros que deixaram Israel nesta segunda:
- Francisco Nélio – tesoureiro da CNM
- Álvaro Damião – prefeito de Belo Horizonte (MG)
- Márcio Lobato – secretário municipal de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG)
- Davi de Matos – chefe executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas)
- Welberth Porto – prefeito de Macaé (RJ)
- Claudia da Silva – vice-prefeita de Goiânia (GO)
- Cícero Lucena – prefeito de João Pessoa (PB)
- Janete Aparecida – vice-prefeita de Divinópolis (MG)
- Gilson Chagas – secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
- Johnny Maycon – prefeito de Nova Friburgo (RJ)
- Francisco Vagner – secretário de Planejamento de Natal (RN)
- Flávio Guimarães – vereador do Rio de Janeiro (RJ)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)