Greta Thunberg protesta contra cantora israelense em festival Greta Thunberg protesta contra cantora israelense em festival
O Antagonista

Greta Thunberg protesta contra cantora israelense em festival

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 09.05.2024 13:53 comentários
Mundo

Greta Thunberg protesta contra cantora israelense em festival

A jovem cantora israelense Eden Golan foi alvo da fúria antissemita da horda de militantes pró-Palestina. O momento da sua apresentação foi praticamente abafado por vaias e gritos de 'Palestina Livre'

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 09.05.2024 13:53 comentários 6
Greta Thunberg protesta contra cantora israelense em festival
Reprodução/X

A ativista climática Greta Thunberg juntou-se a manifestantes pró-palestinos na cidade anfitriã do festival de música Eurovisão 2024, em Malmo, na quinta-feira, 9 de maio, para protestar contra a participação de Israel no concurso de música antes da segunda semifinal deste ano.

Cerca de 100 mil visitantes reuniram-se na cidade do sul da Suécia para o festival anual, que acontece esse ano em meio a protestos e campanhas de boicotes à Israel.

Os jovens estão liderando o caminho e mostrando ao mundo como devemos reagir a isto”, disse Thunberg, 21 anos, enrolado num keffiyeh, o lenço tradicional que se tornou um símbolo da militância radical pró-palestina.

Barricadas de metal e grandes blocos de concreto foram erguidos ao redor da Malmo Arena, sede da competição. Uma grande multidão de manifestantes reuniu-se na praça central, a cerca de 7 quilômetros do local da competição, hasteando bandeiras palestinas e gritando “boicote Israel”.

Apelos por boicote

A União Europeia de Radiodifusão (EBU), que organiza o evento, resistiu aos apelos para que Israel fosse excluído, mas pediu ao país que modificasse a letra da sua canção original “October Rain”, que parecia fazer referência ao ataque do Hamas.

Houve apelos do grupo Queers pela Palestina para que o participante do Reino Unido, Olly Alexander – que assinou uma carta pedindo um cessar-fogo em Gaza – se recusasse a participar. Artistas musicais finlandeses, suecos, irlandeses e islandeses também pediram que Israel fosse impedido de competir.

October Rain

A letra “October Rain” foi rejeitada pelos organizadores por frases como “não há mais ar para respirar” e “eles eram todos bons filhos, cada um deles”, porque supostamente faziam alusão às vítimas do ataque do Hamas.

“Fiquei um pouco chocada quando a União Europeia de Radiodifusão não aprovou a música”, disse Eden Golan, a jovem cantora que representa Israel no festival.

A princípio, a rede de TV estatal israelense Kan, que forneceu a música, disse que preferia que Eden desistisse da competição a mudar a letra. Foi só depois de uma intervenção do Presidente do país, Isaac Herzog, que apelou aos “ajustes necessários”, que cedeu.

Após diversas alterações e revisões, “October Rain” foi renomeado como “Hurricane” e agora conta a história de uma mulher saindo de uma crise pessoal. Musicalmente, é a mesma música, mas a letra é mais genérica, as referências ao massacre foram substituídas por outras frasese o final da música, que Golan canta em hebraico, também foi alterado.

Ameaça de morte, assédio e vaias

A cantora de 20 anos, que nasceu em Israel, enfrentou ameaças de morte antes de suas apresentações na Malmo Arena, na Suécia, na competição desta semana. Antes mesmo de o concurso começar, a agência de segurança nacional de Israel, Shin Bet, chegou a alertá-la para não sair do quarto do hotel, exceto para apresentações, porque Malmo prevê uma onda de manifestações pró-palestinas nos próximos dias. Espera-se que cerca de 20 mil manifestantes cheguem à cidade esta semana, manifestando-se contra a inclusão de Israel no espetáculo anual.

A concorrente israelense declarou “Sinto-me honrada por ter a oportunidade de ser a voz do meu país”, mas a jovem cantora foi alvo da fúria antissemita da horda de militantes pro-Palestina. O momento da sua apresentação foi praticamente abafado por vaias e gritos de ‘Palestina Livre’.

O protesto durante sua apresentação ocorreu durante o show do júri, que acontece antes do programa televisivo para permitir que os jurados deem suas pontuações antecipadamente.

A cantora – que chegou à cidade na semana passada ostentando um distintivo amarelo, simbolizando o apoio à libertação dos reféns detidos pelo Hamas – insiste que está segura em Malmo, apesar das ameaças contra ela. ‘Estou recebendo muito amor e apoio da minha família e da equipe profissional que se tornou uma família.


Mundo

Líder Supremo do Irã decreta luto de 5 dias e anuncia novo presidente

20.05.2024 06:37 2 minutos de leitura
Visualizar

Concurso Exército 2024: 210 Vagas com salário de R$ 8.245

Visualizar

Bolsa Família adiantado no RS: calendário e medidas emergenciais

Visualizar

Presidente do Irã Ebrahim Raisi morre em acidente de helicóptero

Visualizar

Imposto de Renda 2024 para empreendedores: entenda as mudanças

Visualizar

Roteiro Antagonista: Baixando

Visualizar

Tags relacionadas

antissemitismo Greta Thunberg
< Notícia Anterior

No STF, Lula será premiado por burlar a lei

09.05.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Nível do Guaíba diminui e fica abaixo de 5 metros

09.05.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

Carlos Alberto Bolsoni

2024-05-09 18:59:19

Essa garota já passou dos limites. O que ela deseja? Ganhar dinheiro com protestos? Acha que vai mudar alguma coisa na política mundial para o meio ambiente? Ou se contenta em aparecer em noticiosos de tendência esquerdista e antissemita? Engraçado, nenhum desses "manifestantes" quer mudar suas residências para a faixa de Gaza, Raffah ou mesmo para o Irã. Gente burra é de dar dó.


AF

2024-05-09 18:52:46

Ela podia dar um pulinho em rafah pra ajudar o Hamas


Marcelo Augusto Monteiro Ferraz

2024-05-09 17:59:45

Essa gente cansa! Lamentável! Força, Israel! 🙏


MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA

2024-05-09 15:51:54

Os "jovens" a que se refere a Greta são idiotas ignorantes.


Francisco

2024-05-09 15:18:38

Triste ver a inversão de valores. Um dia o ocidente vai se arrepender por ter aberto seus países aos terroristas.


Maraci Rubin

2024-05-09 14:33:54

Bando de antisemita!


Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Líder Supremo do Irã decreta luto de 5 dias e anuncia novo presidente

Líder Supremo do Irã decreta luto de 5 dias e anuncia novo presidente

20.05.2024 06:37 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Presidente do Irã Ebrahim Raisi morre em acidente de helicóptero

Presidente do Irã Ebrahim Raisi morre em acidente de helicóptero

20.05.2024 06:23 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Expectativa de vida aumenta até 2050

Expectativa de vida aumenta até 2050

19.05.2024 21:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Quem são os maiores bilionários do Reino Unido?

Quem são os maiores bilionários do Reino Unido?

19.05.2024 20:55 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.