França encara possível recessão
Descubra como a França reduziu a previsão de crescimento do PIB para 2024
![França encara possível recessão](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2024/02/gettyimages-142198198-1-1024x536.jpg)
No dia 18 de fevereiro de 2023 em Paris, o Ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, anunciou que o governo ajustou sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 para 1%, uma queda em relação à previsão original de 1,4%. A decisão veio em meio a conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio e a desacelerações em seus principais parceiros comerciais, Alemanha e China.
Impacto nos gastos governamentais
Le Maire disse em entrevista à televisão francesa TF1 que os gastos do estado serão reduzidos em 10 bilhões de euros em todos os departamentos e agências. Ele também afirmou que não haveria aumentos de impostos nem cortes nos pagamentos de segurança social aos cidadãos.
Sua perspectiva coincidiu com recentes rebaixamentos da previsão de crescimento por parte da Comissão Europeia, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos francês (INSEE).
Panorama global e doméstico
Paralelamente, a Argentina, uma potência econômica sul-americana, registrou um nível de pobreza de 57,4% em janeiro, o maior em pelo menos 20 anos, segundo uma reportagem da Universidade Católica da Argentina (UCA) citada pela imprensa local no domingo.
Essas alterações nas previsões de crescimento econômico na França e na Argentina refletem as tensões econômicas e políticas em nível global e os desafios que os governos enfrentam para manter a estabilidade durante períodos incertos.
Impactos a longo prazo
Todavia, as implicações da redução na previsão do crescimento do PIB na França e do aumento da pobreza na Argentina são incertas. É esperado que os países continuem a enfrentar obstáculos em suas economias devido aos conflitos internacionais e às alterações nos padrões comerciais.
ncara
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)