França, Alemanha e Reino Unido acusam Irã de ampliar seu programa nuclear
Os três países emitiram uma declaração apelando para que o Irã "reverta sua escalada nuclear"
O bloco de países E3, composto pela Alemanha, França e Reino Unido, afirmaram nesta terça-feira, 17, que o Irã está aumentando suas reservas de urânio para “níveis sem precedentes“.
Antes da reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), os três países emitiram uma declaração apelando para que o Irã “reverta sua escalada nuclear“:
“O stock de urânio altamente enriquecido do Irã também atingiu níveis sem precedentes, mais uma vez sem qualquer justificação. Isto dá ao Irã a capacidade de produzir rapidamente material físsil suficiente para múltiplas armas nucleares“, diz o comunicado.
Na semana anterior, o grupo reconsiderou a possibilidade de impor novamente sanções, prevista no acordo histórico de 2015 sobre o programa nuclear, ao regime iraniano.
O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami, confirmou o aumento da produção de urânio:
“É natural que quando as atividades aumentam de 3 unidades para 5 unidades, as inspeções também aumentem na mesma proporção”, disse.
A organização garantiu, contudo, que o país atua de acordo com os regulamentos previsos no Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Leia também: “Crusoé: “Um dia o Irã será livre”, diz Netanyahu ao povo iraniano”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)