Ex-primeira-dama do Peru recorre ao STF contra extradição
Asilada no Brasil, Nadine Heredia solicitou anulação de provas da Odebrecht
A ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia (foto) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que proíba qualquer ordem de extradição ou prisão dela no Brasil.
Nadine e o ex-presidente peruano Ollanta Humala foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Em abril, o governo Lula concedeu asilo diplomático à ex-primeira-dama. Já Ollanta Humala segue preso.
Na petição encaminhada ao Supremo, Nadine também solicita a anulação de todas as provas obtidas por meio de cooperação entre o Brasil e o Peru que envolvam os sistemas da Odebretch, como o Drousys e My Web Day.
A defesa de Nadine afirma que a Justiça peruana emitiu um mandado de prisão contra Nadine e argumenta que o Brasil não pode colaborar com um processo “baseado em provas ilícitas”.
“Autorizar a realização do ato cooperacional equivalerá a cooperar com a continuidade de um processo penal baseado em prova ilícita, porque indiscutivelmente inidônea, conforme já reconhecido por esse Supremo Tribunal Federal”, afirma a petição.
O pedido ainda não foi distribuído no STF, mas os advogados pedem que o caso seja analisado pelo ministro Dias Toffoli. Ele é o relator de processos que questionam a validade das provas da Odebrecht no acordo de leniência firmado no Brasil.
Odebrecht e Hugo Chávez
Nadine e Ollanta foram condenados por receberem aportes da empreiteira Odebrecht e do ditador venezuelano Hugo Chávez nas campanhas de 2011 e 2006, respectivamente.
A investigação foi conduzida pela Operação Lava Jato peruana.
Na época dessas duas eleições, Lula e Dilma Rousseff governavam o Brasil.
Lula foi condenado em 2019 por receber propina da Odebrecht no caso do sítio de Atibaia.
De acordo com a denúncia da Lava Jato brasileira, a empreiteira e a OAS teriam realizado reformas na casa em troca de favorecimentos em contratos com a Petrobras.
O petista não recebeu dinheiro de Hugo Chávez, mas sempre o apoiou em suas eleições manipuladas, mesmo quando a instalação de uma ditadura já era inquestionável.
Leia mais: “Crusoé: Nadine Heredia é o espelho de Lula”
Leia mais: Governo Lula oficializa asilo diplomático a Nadine Heredia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
06.11.2025 21:44Hã? O país mandou um avião buscá-la, isso não vai acontecer...rs
Angelo Sanchez
06.11.2025 19:40Esta personagem que recebeu propina da Odebrecht pode ficar tranquila, enquanto o corrupto "descondenado", governar este País, ela está em casa. Os corruptos se protegem.