Governo Lula oficializa asilo diplomático a Nadine Heredia
Ex-primeira-dama do Peru e seu filho "passarão pelos procedimentos necessários para regularização migratória no Brasil"

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta quarta, 16, a concessão de asilo diplomático a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, que entrou na Embaixada do Brasil, em Lima, na terça, 15.
Nadine e o ex-presidente peruano Ollanta Humala foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro.
Segundo o Itamaraty, o governo do Peru outorgou “as garantias e o salvo conduto correspondente”, permitindo que Nadine e o seu filho deixem o país com destino ao Brasil.
Eis a nota oficial.
“Chegou ao Brasil na manhã de hoje, 16/4, proveniente de Lima, no Peru, a senhora Nadine Heredia Alarcón e o seu filho menor de idade.
A senhora Alarcón e o seu filho obtiveram, em 15/4, a concessão de asilo diplomático, nos termos da Convenção de Asilo Diplomático, assinada em Caracas, em 28 de março de 1954, da qual ambos os países são parte.
Nos termos do Artigo XII da mencionada Convenção, o governo do Peru outorgou as garantias e o salvo conduto correspondente, permitindo que a Senhora Alarcón e o seu filho pudessem deixar o território peruano, com destino ao território brasileiro.
A Senhora Alarcón e o seu filho passarão, agora, pelos procedimentos necessários para sua regularização migratória no Brasil”, diz o comunicado.
Odebrecht e Hugo Chávez
Nadine e Ollanta foram condenados por receberem aportes da empreiteira Odebrecht e do ditador venezuelano Hugo Chávez nas campanhas de 2011 e 2006, respectivamente.
A investigação foi conduzida pela Operação Lava Jato peruana.
Na época dessas duas eleições, Lula e Dilma Rousseff governavam o Brasil.
Lula foi condenado em 2019 por receber propina da Odebrecht no caso do sítio de Atibaia.
De acordo com a denúncia da Lava Jato brasileira, a empreiteira e a OAS teriam realizado reformas na casa em troca de favorecimentos em contratos com a Petrobras.
O petista não recebeu dinheiro de Hugo Chávez, mas sempre o apoiou em suas eleições manipuladas, mesmo quando a instalação de uma ditadura já era inquestionável.
Leia mais: “Crusoé: Nadine Heredia é o espelho de Lula”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Ita
16.04.2025 15:54Acho que se ela realmente tem culpa, aliás foi condenada, veio para o país certo. Aqui condenados pela lavajato tornam-se pessoas de bem. Autoridades.