EUA e Rússia exploram acordos energéticos para a paz na Ucrânia
Autoridades discutiram a possibilidade de a gigante energética americana Exxon Mobil retornar ao projeto russo de petróleo e gás Sakhalin-1
EUA e a Rússia discutiram diversos acordos energéticos à margem das negociações para encerrar a guerra na Ucrânia.
Os acordos visavam incentivar a Rússia a concordar com a paz na Ucrânia, disseram à Reuters na terça-feira, 26 de agosto, várias pessoas familiarizadas com as negociações. Em troca, os EUA poderiam aliviar as sanções contra a Rússia.
De acordo com fontes internas, autoridades discutiram a possibilidade de a gigante energética americana Exxon Mobil retornar ao projeto russo de petróleo e gás Sakhalin-1.
Também discutiram a potencial compra de equipamentos americanos para projetos russos de gás natural liquefeito (GNL), como o projeto Arctic LNG 2, que está sujeito a sanções ocidentais. Outra ideia era a compra de navios quebra-gelo movidos a energia nuclear da Rússia pelos EUA.
As negociações ocorreram durante a viagem do enviado dos EUA, Steve Witkoff, a Moscou neste mês, onde se encontrou com Vladimir Putin, e seu diretor de investimentos, Kirill Dmitriev.
As negociações também foram discutidas na Casa Branca com o presidente americano, Donald Trump.
“O gabinete presidencial dos EUA estava ansioso para ver uma manchete sobre um grande acordo de investimento após a cúpula do Alasca”, disse um dos informantes. “Isso dá a Trump uma sensação de realização.”
Marco Rubio, conversa com homólogos da UE
O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, conversou com seus homólogos europeus na segunda-feira, 25 de agosto e discutiu os esforços diplomáticos para pôr fim à guerra na Ucrânia.
De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, Rubio conversou com o Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadepfuhl, o Ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, o Ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, o Ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radosław Sikorski, o Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrij Sybiha, a Ministra das Relações Exteriores da Finlândia, Elina Valtonen, e a Alta Representante da UE para Relações Exteriores, Kaja Kallas.
Detalhes das conversas não estavam imediatamente disponíveis.
Leia também: Trump conversou com Putin por telefone após encontro com Zelensky
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)