EUA e China voltam à mesa para negociações comerciais
Representantes dos governos americano e chinês se reunirão em Londres na próxima segunda-feira, 9
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que representantes do seu governo e da China se reunirão em Londres na próxima segunda-feira, 9, para dar continuidade às negociações em busca de um acordo comercial.
Do lado americano, estarão presentes os secretários do Tesouro, Scott Bessent, do Comércio, Howard Lutnick, além do representante comercial, Jamieson Greer.
“A reunião deve correr muito bem”, disse Bessent.
Trump e Xi
Na quinta-feira, 5, Trump e o ditador chinês, Xi Jinping, conversaram por telefone por mais de uma hora.
O contato telefônico ocorreu a pedido de Donald Trump, conforme relatado pela agência Xinhua.
Essa comunicação ocorreu em um cenário marcado por acusações mútuas entre os líderes sobre a possibilidade de desrespeito aos termos de uma trégua comercial estabelecida recentemente.
Trump, que desde sua posse em janeiro implementou políticas de proteção comercial nos EUA, intensificou as tensões ao alegar que a China não cumpriu os compromissos acordados durante negociações realizadas no mês passado em Genebra.
Na reunião de maio, os dois países tinham conseguido um entendimento para suspender temporariamente uma escalada nas tarifas, que havia levado os impostos sobre produtos americanos a 125% e os sobre produtos chineses a 145%.
Após dois dias de discussões, Washington e Pequim concordaram em reduzir essas tarifas para 30% e 10%, respectivamente, e se comprometeram a continuar dialogando para alcançar um acordo comercial mais abrangente.
Leia também: Mauro Vieira desmente Lula sobre convite a autoridade chinesa
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)